III BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO AGRESTE

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Recife (PE): Conservatório reverencia a tradição do violão em Pernambuco

Orquestra de Câmara de Pernambuco.

O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) dedica o mês de maio para celebrar a tradição do violão em Pernambuco. O instrumento, que legou ao Estado nomes como João Pernambuco, Zé do Carmo e Henrique Annes, é o personagem principal do IV Seminário de Violão José Carrión, que leva o nome do violonista e professor espanhol responsável por difundir o violão erudito no Nordeste.

“Trata-se de um evento especial para o Conservatório, pois celebra um grande mestre, e já está na sua quarta edição. Carrión foi professor de Júlio Moreira, de Henrique Annes e de Vital Joffily, que estão no Seminário. Foi responsável por formar toda uma geração de violonistas no Nordeste, não só em Pernambuco”, destaca a Gerente Geral do CPM, Roseane Hazin.

Realizado por meio do Funcultura/Fundarpe, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife, o Seminário José Carrión começará em grande estilo com um concerto gratuito no Teatro de Santa Isabel, reunindo violonistas consagrados e a Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob regência do maestro José Renato Accioly.

Marcado para as 19h30, o concerto é dedicado a Henrique Annes, que celebra 70 anos de idade e mais de cinco décadas de música. Dele serão apresentadas duas peças: Mandacaru, assinada em parceria com Benny Wolkoff, e Mesclado, composição de Annes que ganhou arranjos de Ewerton Sarmento, o Bozó.

O programa ainda inclui o Concerto para violão e orquestra de cordas em ré maior, de Vivaldi, com solo de Júlio Moreira, e o Concerto para dois violões, oboé e orquestra de cordas, de Radamés Gnatalli, tendo como solistas Cláudio Moura (violão), Guilherme Calzavara (violão) e Roberta Belo (oboé).

“Realizar mais uma edição é de grande importância. O evento já é conhecido nacionalmente, pois por meio dele muitos músicos importantes tiveram a oportunidade de se apresentar no Recife. Nicolas de Souza Barros, que fará recital, tem uma carreira internacional consolidada; Nonato Luiz é reconhecido, tem vários CDs gravados, é um grande compositor e tem um trabalho maduro. Estamos trazendo ainda Glauber Rocha, que participa dos principais eventos da área, e Marcelo Fernandes, que é do Mato Grosso do Sul e tem vasta experiência internacional. A intenção é trazer o melhor que temos no País e destacar os grandes nomes da região, a exemplo de Henrique Annes e Cláudio Moura”, detalha Guilherme Calzavara, diretor musical do Seminário José Carrión.

Resgatar os ex-alunos de José Carrión é outra proposta dos organizadores. “Carrión foi o grande mestre do violão nos anos 60. É muito especial reunirmos três profissionais, grandes violonistas, que estudaram com ele. Temos Annes, Vital Joffily e Júlio Moreira, que já está com 85 anos”, destaca Calzavara.

ATIVIDADES PARALELAS

Além do concerto de abertura, o Seminário contará com recitais diários gratuitos, pela manhã e à tarde, no auditório do CPM. Uma vasta programação de atividades para estudantes e profissionais está disponível.

Na quarta-feira (17), às 9h, o violonista pernambucano Ezequias Lira, professor da UFRN, realiza workshop, apresentando um pouco do seu processo criativo, que valoriza linguagens musicais enraizadas na tradição popular presente na música brasileira.

A programação da quinta-feira (18) começa com a masterclass do renomado violonista, compositor e arranjador, dono de uma obra musical com centenas de composições, Nonato Luiz. O seu repertório violonístico contempla desde gêneros e estilos universais (valsas, minuetos, prelúdios, estudos, canções)e estrangeiros (blues, flamenco), até os tipicamente brasileiros (choros) enordestinos (baiões, xotes e frevos).

A sexta-feira (19) se destaca pela masterclass de Nicolas de Souza Barros, às 9h. Na ocasião, o especialista em violão de oito cordas, também responsável pela adaptação de muitas peças para o instrumento, vai apresentar técnicas recentes do violão, como ornamentação em cordas cruzadas e velocidade escalar heterodoxa, além de apresentar um pouco do seu trabalho e falar um pouco sobre a sua experiência musical. No período da tarde, a partir das 14h, o violonista Glauber Rocha explora a sonoridade límpida, clara e precisa do som das cordas do violão em sua masterclass.

Encerrando a programação de atividades, no sábado (20), às 9h, é a vez do violonista Marcelo Fernandes comandar masterclass. Bastante experiente, ele traz no currículo recitais realizados nos Estados Unidos, Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia, Chile, Bélgica e Alemanha.

Para participar, os interessados devem enviar e-mail para seminariojcarrion@gmail.com. Mais informações: 3183-3400 ou 3183-3411.

SERVIÇO

IV Seminário de Violão José Carrión. De 16 a 20 de maio. Abertura, dia 16, 19h30, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife. F.: 3355-3323). Distribuição dos ingressos a partir das 19h. Recitais, workshops e masterclasses, no auditório do Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro, Recife). Informações: 3183-3400 / 3183-3411.