III BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO AGRESTE

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Memórias de Garanhuns (23): Dr. Celso Galvão

Garanhuense, nascido em 17 de abril de 1889, no número 215 da Avenida Santo Antônio, procedente de família política cujo pai foi sub-prefeito do município. Sua profissão era odontólogo, formado no Rio de Janeiro.

O Dr. Celso Galvão foi um dos políticos de maior destaque em nossa região, conseguindo um fato inédito na época, sendo prefeito de Caruaru por duas vezes (1922/1925 e 1936/1937), e por duas vezes também prefeito de Garanhuns (1937/1945 e 1951/1955).

A primeira administração por nomeação do então Interventor Federal Agamenon Magalhães e a segunda pelo voto direto.

Em Caruaru, também disputou apenas uma eleição, era filiado à Liga Cívica Caruaruense, em Garanhuns, representou a Aliança Democrática de Garanhuns, integrada pelo PTB, UDN e dissidência do PSD.

Administrador carismático, fez excelentes administrações nos períodos sendo responsável pela construção do atual prédio da prefeitura que hoje leva o nome de "Palácio Celso Galvão". Calçou inúmeras ruas da cidade, fez galerias e, através de convênios com o Estado, construiu o Hospital Dom Moura e a Escola Henrique Dias. O Parque Ruber van der Linden, foi construído com terreno adquirido  da Diocese de Garanhuns, durante seu governo. Faleceu em 01 de fevereiro de 1975.