III BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO AGRESTE

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Escritores de Garanhuns: Cláudio Gonçalves de Lima



Livro: República (Ficção)
Preço: R$ 30,00
Pedidos: (87) 9 9928 - 4789 (87) 9 8124 7972 - Anchieta
Gueiros.

República é uma cidade imaginária do agreste pernambucano, dominada politicamente pelo temido coronel Antônio Brandão Morais, senhor de látego e cutelo, árbitro dos destinos da população, que segue rezando pela sua cartilha. Isso tudo começa a mudar com a chegada de um personagem misterioso a cidade, disposto a destruir um domínio quase secular da família Brandão.

Drama, trapaças, disputas e muito humor é uma constante na ficção que reconstitui a moldura das cidades antigas do Nordeste com sua politicagem e seus personagens pitorescos: O coronel, o capanga, a fofoqueira, o bodegueiro, o doido-manso, o prefeito golpista, o bêbado, a lenda fantasmagórica, o padre, o sacristão, entre outros. São esses personagens da cultura nordestina que se conservam em nossa memória e que abrilhantam o enredo da comédia com suas histórias e humor singular.

José Cláudio Gonçalves de Lima nasceu em Garanhuns, Pernambuco em 06 de agosto de 1971, graduado e especializado em História pela UPE, atua como educador de apoio nas redes estadual e municipal de ensino. Neste seu novo romance reconstitui na ficção a moldura de um dos aspectos mais vivazes da nossa política de outrora, o coronelismo, onde a cidade interiorana de República se torna o palco de dramas, armações e disputas, sob nomes de personagens fictícios, todos participantes de uma comédia atraente e contagiante.

Publicou:

Os sitiados: A Hecatombe de Garanhuns: Romance histórico -2009 - Editora Bagaço.