III BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO AGRESTE

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Escritora Luzinette Laporte Completa 90 Anos

Foto: Ande Livros.



Por Roberto Almeida

Professora, ex-secretária de Educação do município, na gestão de Souto Dourado, ex-dirigente da GRE, na época chamada de Dere, intelectual que conhece os principais clássicos da literatura brasileira e mundial, Luzinette Laporte é motivo de orgulho para Garanhuns e merece todas as homenagens neste mês de dezembro, quando completa 90 anos de idade.

Luzinette é uma intelectual de verdade, fala pelos menos quatro idiomas e já publicou, mesmo sem sair de Garanhuns quase uma dezena de livros, alguns por editoras importantes como a Vozes.

Ela mora há anos na mesma casa simples da Rua XV de Novembro, em frente à Praça Dom Moura e irá comemorar o aniversário com muitos amigos, admiradores, ex-alunos do Diocesano e outros colégios, com uma missa que será celebrada na igreja do Mosteiro, no próximo domingo, dia 18, às 10h.

Luzinette Laporte nasceu em Catende, na Zona da Mata de Pernambuco, mas veio morar ainda criança em Garanhuns de onde não saiu mais. Estudou no Colégio Santa Sofia, depois virou educadora, uma das maiores que já passou pelas salas de aula das escolas da cidade,  pela Secretaria de Educação e pelo Departamento de Educação do Estado.

Numa sociedade que valoriza mais o dinheiro que o saber, não é de estranhar que muitos não deem a devida importância ou mesmo desconheçam que temos entre nós uma mulher sábia e consciente do porte da professora e escritora Luzinette Laporte.

Nós que tivemos o privilégio de estudar com esta mulher, quando ainda estávamos saindo da adolescência, no Colégio Diocesano, queremos desde agora parabenizá-la pelos 90 anos bem vividos, ensinando, aprendendo, transmitindo, conduzindo, influenciando os jovens para seguir o bom caminho, enfim, contribuindo para a grandeza de Garanhuns e do Agreste com suas aulas, seus livros, suas ideias de mulher inteligente e à frente do seu tempo.

Dentre os livros publicados pela ilustre garanhuense estão Um amor de Mulher, A Menina que Falava com as Coisas, Os Caminhos de Isabela e O Homem com Girassóis no Olhar, este último premiado pela Academia Pernambucana de Letras.

Vale registrar que além de todas as qualidades registradas aqui, a querida professora é uma mulher de muita fé, que vive na prática os ensinamentos cristãos.

Que Deus te abençoe hoje e sempre Luzinette Laporte! 

Fonte: http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/2016/12/luzinette-laporte-completa-90-anos-de.html

Barros Livros e Revistas - Empresa Amiga da Cultura.