Monday, November 28, 2016

O QUE É MARKETING DIGITAL AFINAL?

Foto: Academia do Marketing.

Por Vitor Peçanha

O Marketing Digital já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet, e é difícil imaginar nosso cotidiano sem ele.

Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, esta vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas se comunicam com seus consumidores.

Mas afinal, o que é marketing digital?

Resumidamente:

Marketing Digital é a maneira de promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

No entanto, para empresas, o marketing digital proporciona maneiras de se comunicar com seu público de forma direta, personalizada, e nos momentos mais oportunos.

Apesar dessa modalidade de marketing já ser adotada apenas por grandes empresas, hoje em dia ela é utilizada por empresas de todos os portes, dentre elas:

Ecommerces;

Empresas físicas;

Empreendedores individuais que vendem produtos online;

E até mesmo blogueiros que querem ampliar o alcance de seu blog.

Aliás, o marketing digital é, hoje em dia, a maneira mais econômica de promover produtos ou marcas, pois sua execução não demanda grandes orçamentos.

Atualmente, apostar no marketing digital é uma necessidade, pois certamente a maioria do seu público utiliza a Internet todos os dias, e as mídias tradicionais como televisão e impressos vem perdendo a sua força.

Segundo o IBGE, cerca de 95,4 milhões de pessoas usam a internet no Brasil, significando aproximadamente 54,4% da população.

Já a Pesquisa Brasileira de Mídia organizada pelo Governo Federal traz a informação de que os brasileiros passam em média 4h59 na internet. E esse número só tende a crescer.

Se você ainda não está convencido, saiba que o estudo do Varejo no Brasil, realizado pelo Center for Consumer Insight (CCI) do The Boston Consulting Group aponta:

“A internet influencia mais da metade de todas as compras do varejo brasileiro. Quase todas as pessoas conectadas — cerca de 106 milhões (mais da metade da população brasileira) — usam a internet em algum momento para fazer compras. O impacto digital no comércio já é considerável e deve se tornar ainda maior nos próximos anos.”

Ainda resta alguma dúvida de que o Marketing Digital é uma das modalidades mais importantes de marketing atualmente?

Nos anos 90 surgiu a primeira versão da Internet, um pouco diferente da que conhecemos hoje, chamada de Web 1.0.

Ela não possibilitava a interação dos usuários com páginas da web, mas permitia que eles encontrassem informações em um sistema de busca simples.

Foi neste início da Internet que o termo marketing digital foi criado. No entanto, ele ainda era muito similar ao marketing tradicional, pois consistia apenas em promover uma marca no sistema de busca da Internet. Ou seja, a comunicação era unilateral, feita somente pela empresa com o consumidor.

Em 1993, os usuários da Internet começaram a ter mais interação com as empresas que anunciavam na web, quando surgiram os primeiros anúncios clicáveis.

No entanto, foi apenas nos anos 2000 que o marketing digital como conhecemos hoje tomou forma. O aumento exponencial do número de usuários da Internet levou ao crescimento dessa modalidade, que continua expandindo até os dias de hoje.

Também conhecido como “marketing online”, “internet marketing” ou “web marketing”, o marketing digital já evoluiu muito desde sua criação.

Hoje ele caminha cada vez mais na direção da personalização, ou seja, entregar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa.
Afinal, o que é marketing digital?

Por definição:

O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
E não é à toa que os budgets estão migrando para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, que permitem um maior ROI (Retorno Sobre Investimento).

Hoje sabe-se que mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online. Por isso, o marketing digital e o marketing de conteúdo vieram para ficar.

Não é à toa que o marketing digital está crescendo vertiginosamente.

No comments:

Post a Comment