Tuesday, November 22, 2016

MEMÓRIAS DE GARANHUNS: DR. ANTÔNIO SOUTO FILHO (SOUTINHO)

Nota Importante: Hoje o nosso blog inicia uma série de postagens sobre pessoas que contribuíram para o progresso de nossa cidade. Serão no total mais de duas mil biografias de homens e mulheres  que amaram a terra das "Sete Colinas". Um verdadeiro resgate à nossa história. Peço as pessoas que quiserem que seus familiares sejam lembrados em nossas postagens, que seja enviada uma foto do mesmo com uma biografia para o nosso e-mail: anchietaviana@yahoo.com.br

Por Gerusa Souto Malheiros

O Dr. Antônio Souto Filho, nascido neste município, em 29 de agosto de 1885, era filho do Coronel Antônio da Silva Souto, o primeiro prefeito deste município no regime republicano, membro da mais antiga família local, denominada de mochileiro.

Deputado Souto Filho.
Quando ainda estudante da Faculdade de Direito do Recife, pela qual se bacharelou em 6 de dezembro de 1903, o Dr. Souto Filho foi um dos fundadores do "Garanhuns", primeiro jornal que circulou no ano de 1905, assim como depois o foi do "Sertão", em 1909, e "O Jornal", em 1911.

Iniciou a carreira política em 1911, como oficial de gabinete do então Governador do Estado, General Emílio Dantas Barreto, tornando-se, daí por diante, prestigiadíssimo chefe político do Município. Eleito em 1916, deputado estadual, exerceu o mandato até o fim, em 1920, quando foi nomeado Curador Geral dos Órfãos.
Em 1927 foi eleito senador estadual. Mesmo depois da vitória da revolução de 1930, sendo adversário dos que governavam o Estado, foi eleito deputado à Constituinte Federal, e, em seguida, em 1933, deputado federal, no Congresso dissolvido pelo golpe de estado de 1937.

O Dr. Antônio Souto Filho faleceu em 19 de julho de 1937, no Recife onde residia, sendo sepultado no cemitério de Santo Amaro.

Como homenagem à sua memória, o governo Municipal deu o nome a uma das suas praças. Posteriormente, muitos correligionários e amigos aventaram a ideia da colocação do seu busto no referido logradouro, o que mereceu completo apoio dos familiares, principalmente do genro, o deputado Federal Adelmar da Costa Carvalho que o mandou esculpir em bronze, pelo escultor brasileiro Edson Paiva e solenemente o fez colocar na referida praça no ano de 1949.

Sandro Pizzaria,
Empresa Amiga da Cultura.


No comments:

Post a Comment