Tuesday, August 23, 2016

SISTEMA DE DIVULGAÇÃO DE CANDIDATURAS JÁ CONTABILIZA MAIS DE 4 MIL REGISTROS DEFERIDOS


O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet disponibiliza o link Estatísticas de Candidaturas, em que os partidos políticos, coligações, candidatos e a sociedade em geral podem se informar sobre a quantidade e os dados dos candidatos que vão concorrer a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições deste ano. Até às 18h desta segunda-feira (22), foram contabilizados 507 mil pedidos de registro de candidatura. Desse montante, 4.599 já foram deferidos pela Justiça Eleitoral, sendo 4.222 para vereador, 189 para prefeito e 188 para vice-prefeito.

Dos candidatos que tiveram o pedido de registro concedido pela Justiça Eleitoral, 1.562 têm ensino médio completo, 934 têm ensino superior completo e 136 declararam que leem e escrevem. A maioria desses candidatos possui de 45 a 49 anos, 724 no total. Apenas um candidato com idade de 85 a 89 anos teve o pedido de registro deferido até o momento.

Os candidatos que se declararam brancos prevalecem, representando 60% do total. Do número de candidaturas deferidas, 69% são homens (3.180) e 31% são mulheres (1.419). Além disso, 58% declararam ser casados e 31% solteiros. O PMDB aparece como o partido que teve o maior número de pedidos de registro deferidos (11,9%), seguido do PSDB (9,39%) e do PP (7,85%).

Esses números estão sendo constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. Pelo sistema, o interessado pode saber ainda o número de vagas para vereador que serão disputadas em cada município. Também é possível pesquisar os candidatos por sexo, faixa etária, grau de instrução, estado civil, raça e cor, partido e cargo.

Informações

Já por meio do DivulgaCandContas 2016, é possível consultar o número de candidaturas por município e por cargo. Além de verificar a situação do pedido de registro do candidato, o sistema permite pesquisar informações repassadas à Justiça Eleitoral, como a declaração de bens do candidato, consulta a certidões criminais e previsão de gastos de campanha do mesmo.

O sistema está disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.
Fonte: Portal do Tribunal Superior Eleitoral.

No comments:

Post a Comment