Thursday, May 12, 2016

HOMENAGEM AOS SAUDOSOS JORNALISTAS DE GARANHUNS: ULISSES PINTO

O Jornalista Ulisses Pinto
nasceu em 24/03/1925 e
faleceu em 20/07/2009.
O jornalista Ulisses Pinto publicou o seu primeiro artigo em 1942 com apenas 17 anos de idade, com a crônica intitulada "Em Guarda, Soldado do Brasil". Estávamos vivendo a segunda guerra mundial e o jornalista já naquela época se mostrava consciente dos fatos que se desenrolavam na Europa com repercussão em todo mundo. A partir daí não parou mais escrevendo para vários jornais da cidade e da capital do Estado. Colaborou com o Jornal Pequeno, Garanhuns Jornal, A Gazeta, Jornal Cidade, Correio Sete Colinas e com O Monitor. Foram 67 anos de jornalismo. Ficou conhecido como "O Jornalista de Garanhuns".

O Jornalista Ulisses Pinto  publicava em sua Coluna “Politicando” do Jornal O Monitor de Outubro de 1980 às seguintes crônicas:


VESPA - O Sr. Vespasiano de Vasconcelos, morador de Itacatu (São Pedro), entrou no PDS, conforme informações do Sr. Ivo Amaral. Vespa, na intimidade nasceu a 07.04.1899, sendo assim um dos eleitores mais antigas que acaba de se filiar-se ao partido governista neste Estado, demonstrando muito civismo e amor à política. O venerado Vespasiano é pessoa muito querida em Itacatu.

RUBENS COSTA – O Emérito Economista Rubens Vaz da Costa, nosso parente “Mochileiro”, atualmente Secretário de Planejamento de São Paulo, garanhuense nascido no Sítio “Mochila”, distrito de Miracica e um dos homens públicos conhecidos por este Brasil, tendo em vista seus altos cargos que já exerceu (Superintendente da SUDENE, Presidente do BNH, Presidente do Banco do Nordeste, etc), foi eleito membro do Diretório do PDS local.

DIRETÓRIO DO PMDB – O Partido do Movimento Democrático Brasileiro fez sua Convenção Municipal no dia 12 de outubro, com a maioria de seus filiados. Foram votados por unanimidade de votos, a seguinte chapa: Antônio Manoel Cardoso de Oliveira, Bartolomeu Atanázio de Morais, Josevaldo Araújo de Melo, Antônio Marlos Duarte, Cícero Tavares de Lira, José Hilton Paixão de Melo, Pedro Leite Cavalcanti, Ivaldo Dourado Rodrigues, Humberto Alves de Morais, José Estevão dos Santos e o líder da bancada na Câmara Municipal.

Suplentes: Jaime Libério, Evaní Anacleto Herculano, Eudo Bezerra de Moura e José Bitonho. Delegado de Partido à Convenção Regional, Ivan Rodrigues da Silva. Suplente: Luís Pereira dos Santos Sobrinho.

Depois das 19 horas, realizou-se a eleição da Comissão Executiva. Durante os debates, fomos informados que houve até o lançamento da candidatura de Humberto de Morais para Presidente, em substituição a do dr. Manoel Cardoso. Nessa ocasião houve o lançamento do nome do sr. José Hilton Paixão para à Vice-Presidência do Diretório, embora este desejasse a candidatura do dr. Ivaldo Dourado. Contudo, depois da chegada ao recinto dos trabalhos do dr. Cardoso, terminou havendo um consenso entre os Diretorianos presentes, sendo afinal, eleita a seguinte chapa: Presidente, dr. Antonio Manoel Cardoso de Oliveira; Vice, dr. Ivaldo Dourado Rodrigues; Secretário, Antônio Marlos Duarte e Tesoureiro, Pedro Leite Cavalcanti.


No comments:

Post a Comment