sábado, 12 de março de 2016

MUSEU FRANCÊS RECEBE CANDIDATURAS PARA BOLSAS DE DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO


O Museu do quai Branly (ou Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas), em Paris (França), recebe até o dia 4 de abril candidaturas para bolsas de doutorado e pós-doutorado durante o ano universitário francês 2016-2017.

A oportunidade para doutorandos se destina a projetos originais e inovadores nas áreas da Antropologia, Etnomusicologia, História, História da Arte, Arqueologia (a partir do Neolítico), Sociologia e Artes e Espetáculos, durante o período de 1º de outubro deste ano e 30 de setembro de 2017 (12 meses).

Serão concedidas três bolsas de doutorado no valor de 1300 Euros mensais, durante o período mencionado, destinadas a custear a estadia de doutorandos em fim de tese. As bolsas preveem o apoio à redação das teses, excluindo pesquisas de campo e de arquivo.

Os campos de pesquisa privilegiados são as artes ocidentais e extra-ocidentais, os patrimônios materiais e imateriais, as instituições museais e suas coleções, a performance ritual, a tecnologia e a cultura material.

Para alunos de pós-doutorado, serão concedidas cinco bolsas no valor de 2 093,84 Euros para programa de pesquisa coletivo sobre a temática “valor e materialidades”, a ser trabalhada nas dimensões como a econômica, estética, política e religiosa, sendo a coleção museal uma das modalidades.

Os projetos serão escolhidos após avaliação e seleção pelo comitê de avaliação científica do Museu do quai Branly e entrevista a ser realizada por um comitê de pesquisadores e conservadores. As entrevistas acontecerão no fim do mês de junho, em data a ser definida, e serão realizadas na própria sede do museu ou através de videoconferência.

Os formulários de inscrição para a convocatória devem ser enviados até a meia-noite do dia 4 de abril (horário francês) para o endereço eletrônico bourses@quaibranly.fr, acompanhado de documentação exigida. Click no link abaixo para baixar o formulário.
http://www.quaibranly.fr/fr/recherche-scientifique/activites/bourses-et-prix-de-these/bourses-de-recherche
Fonte: www.museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário