quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

SENADO APROVA PROJETO QUE TIRA OBRIGAÇÃO DA PETROBRAS DE EXPLORAR O PRÉ-SAL


O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto que revoga a participação obrigatória da Petrobras no modelo partilha de produção de petróleo, em voga na exploração da camada pré-sal. Originalmente de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), o texto substitutivo apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) tramitava em regime de urgência. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Pela lei atual, aprovada em 2010, a Petrobras deve atuar como operadora única dos campos do pré-sal com uma participação de pelo menos 30%. Além de ser a empresa responsável pela condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção.

Para Serra, o texto alivia a estatal de uma obrigação com a qual ela não pode arcar. O senador citou as dificuldades encontradas pela empresa e afirmou que o objetivo não é outro que não o fortalecer a Petrobras.

"Nós estamos aliviando a Petrobras ao retirar a obrigação. Ela não está proibida de operar determinada área, nem de entrar com 30%. Nós estamos retirando a obrigatoriedade. Isso alivia a empresa, permite acelerar, se for o caso, a exploração do pré-sal, porque o governo vai segurar, já que a Petrobras não tem condições", argumentou ele.
Fonte: Portal IG.

Baú Cultural de Garanhuns - Em 1882 é construída a Igreja de Brejão que era na época um povoado muito florescente, com suas casas alinhadas supervisionada pelo cidadão - Francisco Carvalho, Capitão do 8º Corpo do Batalhão. Fonte: Livro "Pingos de Garanhuns" de Arlinda da Mota Valença.

Pensamento do dia - Queres compreender os outros? Olha o próprio coração. Schiller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário