segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ESCRITORA GARANHUENSE LUZILÁ GONÇALVES ASSUME A VICE-PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS

Sede da Academia Pernambucana de Letras.

Amanhã (26) na sede da Academia Pernambucana de Letras, será realizada uma sessão solene comemorativa de 115º aniversário  de sua fundação. Na ocasião serão entregues os Prêmios Literários do ano de 2015 e tomará posse a nova Diretoria eleita.

Diretoria Eleita para o Biênio 2016/2015

Presidente: Margarida Cantarelli
1ª Vice-presidente: Luzilá Gonçalves
2ª Vice-presidente: Nilzardo Carneiro Leão
Secretário Geral: Rostand Paríso
1º Secretário: Dirceu Rabelo
2º Secretário: Olímpio Bonald
Tesoureiro: Ana Maria César

Comissão de Contas: Alvacir Raposo, Amaury de Medeiros e Lucilo Varejão Neto.

Luzilá  Gonçalves  Ferreira

Luzilá Gonçalves Ferreira, pernambucana de Garanhuns, desde os seis anos de idade, reside no Recife. Doutora em Estudos Literários pela Universidade de Paris VII, professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Também é pesquisadora, foi presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, é sócia efetiva do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG). Assina a coluna "Letras às terças", no Diário de Pernambuco.

Escritora Luzilá Gonçalves Ferreira.

Como autora e co-autora, publicou mais de 30 livros, entre contos, romances, ensaios, biografias. Em 2000, lançou um ensaio - Humana, Demasiado Humana - sobre a psicanalista Lou Andréas - Salomé, identificada como vivendo " à frente do próprio tempo". Já no seu livro Voltar a Palermo, descreve Buenos Aires, à medida que apresenta uma intensa história de amor, entre uma brasileira e um argentino, nas épocas de repressão política.

Na área do Jornalismo publicou Um Discurso Possível, ensaio sobre a Imprensa Feminina em Pernambuco,1991-1997,apresentando as mulheres pernambucanas que atuaram como jornalistas, no século XIX. A respeito da poesia feminina, Luzilá escreveu Em Busca de Thargelia, antologia em 2 volumes publicada em 1996.

Em 2002, publicou o livro Presença Feminina, por solicitação da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, onde ela faz o perfil de nove deputadas estaduais. É detentora de vários prêmios.

Seus romances Muito Além do Corpo, A Garça Mal Ferida e Os Rios Turvos receberam respectivamente os Prêmios Cidade do Recife, O Nestlé e o Prêmio de Biografia da Academia Brasileira de Letras.

Das Obras Publicadas:

- HUMANA DEMASIADO HUMANA - Romance - Editora Rocco, Rio de Janeiro, 2000.
- MUITO ALÉM DO CORPO - Romance- Editora Rocco - Rio de Janeiro
- A GARÇA MAL FERIDA - Romance - Editora Nova Presença- Recife -PE - 2002.
- OS RIOS TURVOS - Romance - Editora Rocco - Rio de Janeiro
- VOLTAR A PALERMO - Romance- Editora Rocco - Rio de Janeiro
- EM BUSCA DE THARGELIA - Antologia em dois volumes da poesia feminina pernambucana no século XIX - Recife- CEPE - FUNDARPE- Recife-PE - 1991-1997
- UM DISCURSO POSSÍVEL - Ensaio - CEPE - Recife- PE, 1996
- SUAVES AMAZONAS - Ensaio - UFPE - Recife - PE, 1999
- PRESENÇA FEMININA - Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco - Recife- PE- 2002
- NO TEMPO FRÁGIL DAS HORAS - Editora Rocco- Rio de Janeiro - 2003
Fonte: portaldoescritorpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário