terça-feira, 22 de dezembro de 2015

AÇÃO DE COMBATE AO AEDES AEGHYPTI ALCANÇA MAIS DE 30 MIL CASAS EM GARANHUNS


Mais de 30 mil casas de Garanhuns foram visitadas durante a ação de intensificação de combate ao Aedes aeghypti, realizado entre os dias 07 e 19 deste mês. Nesse período, aproximadamente 1.320 toneladas de lixo foram retiradas das residências, onde, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, encontram-se mais de 90% dos focos do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e do zika vírus. A ação também alcançou mais de 2 mil casas nos distritos de São Pedro, Miracica e Iratama, além de atingir 100% do quantitativo de residências das comunidades Castainho, Timbó e Estivas.

Com o intuito de fortalecer a luta contra o Aedes aeghypti, diversos profissionais do Governo Municipal estiveram visitando as casas, alertando a população sobre os perigos da proliferação do mosquito e incentivando e orientando as pessoas a colocarem para fora de suas residências todo o lixo e objetos que eram detectados por eles mesmos como um perigo para sua família. Após essa atividade, o transporte de coleta de lixo passava nas ruas recolhendo o material. A cada dia de realização da ação, aproximadamente 120 toneladas de lixo foram recolhidas das casas.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo de Góis, fala sobre o êxito da ação e reforça a continuidade do trabalho. “Esses dias nós realizamos um trabalho excelente e só tenho a agradecer aos profissionais, que se disponibilizaram prontamente e que abraçaram, com empenho, essa causa. A mobilização que fizemos desde o dia sete foi finalizada, mas, com certeza, as atividades em combate ao mosquito irão continuar e, devido ao estado de emergência decretado pelo estado de Pernambuco, nós iremos aumentar a atenção e intensificar os trabalhos diariamente. É importante falar, também, que só teremos um trabalho eficaz se encontrarmos na população essa colaboração”, afirmou o titular da pasta.

Um dos coordenadores do Programa Municipal de Controle da Dengue, Anilson Leite, alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados para combater o mosquito. “O apoio da população é fundamental nessa luta, por isso mantenha o seu quintal sempre limpo, coloque areia nos vasinhos de plantas e não junte objetos que possam acumular água. Cuidados básicos como esses, realizados pelos próprios moradores, são muito importantes para a proteção contra o mosquito. Além dessas atividades simples que podem ser realizadas diariamente, continuaremos cumprindo o nosso cronograma em visitar as casas, a cada dois meses, para colocar o larvicida nos reservatórios”, afirmou o coordenador.
Fonte:Secom/PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário