The 3 Week Diet

terça-feira, 8 de setembro de 2015

RECIFE RECEBE ETAPA ESTADUAL DE VOTAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL (CNPC)


A cidade do Recife recebe, no dia 11 de setembro, a etapa estadual do processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O encontro será promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult/PE). As inscrições e votações presenciais serão possíveis das 9h às 12h na Jump Brasil (Rua do Lima, 420, Santo Amaro). Após a divulgação dos novos candidatos o espaço sediará também a roda de conversas e palestra: "Participação Social na Gestão Cultural", das 14h às 15h.

Após atividades culturais locais e votação, os colegiados presentes poderão ser atendidos até às 18h. Importante ressaltar que este encontro, no próximo dia 11, será a data limite para inscrição e o dia da eleição dos que pretendem uma vaga no CNPC, cujo fóruns específicos acontecerão em novembro, em alguns estados brasileiros, incluindo Pernambuco. No entanto, as inscrições para os pernambucanos – tanto para ser somente um eleitor quanto para ser votado, podem ser feitas desde já, até o dia da eleição (11), através do site www.cultura.gov.br/votacultura.

A quantidade de pessoas inscritas até o dia 11 irá definir a proporção de delegados para o Forum Nacional. Até trinta inscritos, o estado terá direito a apenas 1 (um) delegado estadual no Forum Nacional. De 31 a 99 inscritos, elegem 2 (dois) delegados para a plenária nacional e, a partir de 101 inscritos, 3 (três) delegados estaduais para o Fórum Nacional. Além do Forum Setorial de Cultura de Povos Indígenas, que já aconteceu em São Paulo, de 9 a 16 de setembro, acontecerão mais três fóruns setoriais. No Rio de Janeiro, de 10 a 13 de novembro ocorrerão os Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados de: Dança, Teatro,Música, Arte Digital, Artes Visuais, Livro, Leitura e Literatura e Circo. O Distrito Federal sediará, de 10 a 20 de novembro, os Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados: Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos e GT de Museus. E, de 14 a 29 de novembro, em Serra Talhada, Pernambuco, ocorrem os Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados: Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira.

O CNPC, órgão integrante do Ministério da Cultura (MinC), já recebeu mais de três mil inscrições realizadas por eleitores e candidatos para compor seus Colegiados Setoriais e o Plenário do conselho. O CNPC tem como objetivos propor e formular políticas na área da cultura e articular o debate entre o governo e a sociedade civil, para desenvolver as atividades culturais no território nacional.  Os encontros presenciais para finalizar a inscrição e realizar a votação serão realizados nas 27 unidades de federação entre os dias 8 e 26 de setembro. Os interessados poderão se inscrever para votar ou para se candidatar nos seguintes Colegiados: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro.

Em cada um dos encontros (no caso de Pernambuco, dia 11 de setembro), os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar políticas culturais. Para se inscrever no processo como eleitores, a pessoa deve ser maior de 16 anos, ou maior de 18 anos, caso queira de inscrever como candidato. De acordo com o diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados da SAI, Eduardo Mattedi, serão disponibilizados ao público terminais de acesso à plataforma digital na qual são registradas as inscrições.

Fonte: Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário