FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS

domingo, 20 de setembro de 2015

PROFESSOR MANOEL LUSTOSA, UM EXEMPLO DE EDUCADOR DO COLÉGIO DIOCESANO


Manoel Teixeira Neto



Professor Manoel Lustosa dos Santos.

Professor Manoel Lustosa está associado não apenas à causa da educação. No Diocesano os alunos do seu tempo  jamais esquecem o entusiasmo com que participava das atividades socioculturais, sobretudo da organização das festividades cívicas, onde se destacam os desfiles do 12 de outubro e 7 de setembro. Na edição de 12 de outubro de 1987, o Jornal Gazeta do Interior publicou a seguinte matéria sobre o professor Lustosa:

"De terno branco, conforme o figurino da época, estatura mediana, moreno, cabelos e olhos negros, irradiando simpatia, realizações e autoridade. Nascido na querida terra das Correntes, se tornou um baluarte nas relações humanas. Professor ímpar dos Colégios Diocesano, Arraial, Santa Sofia, Estadual e Municipal de correntes. Filho de Antônio dos santos Paes e Francisca Benta dos Santos (ambos já falecidos). A quem elevamos um prece ao Pai pelo grandioso presente dado à educação de Garanhuns e de um modo particular ao Diocesano.

Casado com a professora Elzira Pernambuco dos Santos com  quem dividia suas dificuldades e se reciclava para os trabalhos educacionais e jurídicos. É com que hoje se sente realizado, pela alegria do dever cumprido, pela harmonia do lar, pelos filhos Antônio José Pernambuco Lustosa e Maria Stella Pernambuco Lustosa, sinais do seu amor.

A homenagem que prestamos ao querido professor Manoel Lustosa dos Santos é antes de tudo uma lembrança de alguém que ama a Educação, que sabe valorizar o dia a dia da juventude e que  entende as dificuldades vividas em consequência do mundo hodierno. Lembrar do professor Manoel Lustosa dos Santos, é encontrar um exemplo concreto de educador: homem que acredita no que faz e faz com simplicidade e autoridade. Digo autoridade conquistada pela simpatia, respeito e valorização do seu alunado.

Ao professor Manoel Lustosa dos Santos a homenagem do  Diocesano que reconhece nos seus exemplos uma luz para solução de uma grande parte dos problemas educacionais  dos dias de hoje".
Fonte da Pesquisa: Livro "Colégio Diocesano de Garanhuns - Cem Anos de Ciência e Fé" do Professor, Jornalista e Escritor  Manoel Teixeira Neto - 3º Edição Ampliada - ano de 2015.
CLICK NA IMAGEM: