terça-feira, 29 de setembro de 2015

PADRE IVO FRANCISCO DA SILVA - 6º DIRETOR DO COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS (1982-1986)

Padre Ivo Francisco da Silva, Mons. Adelmar da Mota
Valença e o Professor Albérico Luiz Fernandes
.
Créditos da foto: Colégio Diocesano de Garanhuns.

Nascido em 18 de março de 1949, na antiga rua do Açude, Garanhuns, o menino Ivo Francisco da Silva já trazia escrito em suas linhas das mãos que um dia sucederia ao Mons. Adelmar da Mota Valença na Direção do Colégio Diocesano. 

Nem ele próprio sabia desse grande desafio. Ingressa no Seminário, após concluir seus estudos básicos no próprio Diocesano. Ordena-se sacerdote a trilhar os duplos, mas convergentes caminhos de educador e pastor da Igreja.
Padre Ivo Francisco da Silva.
Mais tarde é chamado a assumir a vice-direção do Colégio e daí foi um pulo para receber o bastão. Suas palavras nas duas oportunidades: "Ontem, 9 de fevereiro de 1981, após uma longa viagem em gozo de férias, assumi a vice-direção do Colégio Diocesano de Garanhuns. Assessorar o Mons. Adelmar da Mota Valença, na difícil missão de educar, era tarefa confiada à minha pessoa.

Era mais uma vez um início de desafio! Mesmo desconhecido, pequeno, magro, com simplicidade no falar e no vestir, tímido por causa da prepotência das estruturas de uma escola tradicional e de alguns importantes professores, comecei o meu trabalho: acolhi alunos, recebi cartões, presidi recreios, dei avisos, entrei em contatos com famílias, fui abençoado por quem me dava forças e percebi que "A coragem não é uma virtude nem um valor. É o alicerce de todas as virtudes e de todos os valores". E, como se fosse apenas um simples censor pude observar, cumprir a minha missão e descobrir a beleza deste templo sagrado de luz e saber.
Saudoso Antonio Miranda de Lima e o Padre
Ivo Francisco da Silva. Comemorações
dos 80  anos do Colégio Diocesano.

Em 1º de janeiro de 1982, cheio de esperanças, assumi a Direção desta casa de Ciência e Fé. Um pensamento da Charles Duplessy norteou este momento: "Redige tua vida no indicativo e no de diretor, me fiz diretor e com o hábito de trabalhar fui expulsando o medo proveniente das relações que tem uma grande e tradicional escola".
Fonte da Pesquisa: Livro "Colégio Diocesano de Garanhuns - Cem Anos de Ciência e Fé" do Professor, Jornalista e Escritor  Manoel Teixeira Neto - 3º Edição Ampliada - ano de 2015.

COMPRE ATRAVÉS DO NOSSO BLOG E AJUDE EM NOSSAS PESQUISAS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário