sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A BANDEIRA DO COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS


A bandeira é o símbolo do Colégio. Idealizada, em 1936, pelo então vice-diretor, Mons.Tarcísio Falcão, fora confeccionada inicialmente assim: campo roxo e amarelo, com faixa branca em diagonal, no centro da qual se encontravam uma cruz de malta, em vermelho e azul. Na esfera azul estavam cinco estrelas representando o Cruzeiro do Sul, como é visto o céu brasileiro. Na faixa branca, lia-se "Ordem e Progresso". Assim permaneceu até 1938.
Ao assumir a direção do Colégio, naquele ano, Padre Adelmar promove as seguintes alterações na bandeira: substitui o roxo pelo verde e as palavras "Ordem e Progresso" por "Ciência e Fé", que passam a ser o lema da instituição até hoje. Amarelo e branco: as cores da Igreja a que pertence o Diocesano; verde e amarelo: as cores da Bandeira Nacional; faixa branca com a frase "Ciência e Fé", por ser o lema do Colégio; esfera azul, com o Cruzeiro do Sul, simbolizando o céu do Brasil.

A bandeira é símbolo de muito respeito entre alunos e ex-alunos. É hasteada nas datas cívicas e no aniversário do Colégio.
Fonte da Pesquisa: Livro "Colégio Diocesano de Garanhuns - Cem Anos de Ciência e Fé" do Professor, Jornalista e Escritor  Manoel Teixeira Neto - 3º Edição Ampliada - ano de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário