quinta-feira, 13 de agosto de 2015

LAJEDO AGORA CONTA COM UM MUSEU VIRTUAL


O município de Lajedo - PE conta a pouco mais de um ano com um Museu Virtual, o projeto é desenvolvido na internet em uma Fan Page na Rede Social Facebook e em um Blog. O Museu Virtual de Lajedo  é uma iniciativa que tem como  objetivo primogênito resgatar o patrimônio cultural e histórico de Lajedo, promovendo a integração e o resgate da memória histórica e sociocultural, através da digitalização de acervos documentais, fotográficos, bibliográficos e livros; cuidando, organizando, conservando  e divulgando. É uma idealização de um grupo de jovens, composta pelos  seguintes membros: Paulo Henrique Dias, Dayane Mykaelle de Lima, Josefa Cristiane da Silva, Claudécio Cordeiro de Lima, Antônio Cordeiro de Lima, Maria Auxiliadora, Mariana Gueiros, Lourival Costa, Cleide Cordeiro e Maria Aparecida. 

O projeto do Museu Virtual de Lajedo visa democratizar o acesso à cultura local, tendo a fotografia como elemento essencial a preservação da memória histórica. O mesmo constitui uma fonte de pesquisa, e proporciona ao visitante a análise de seu conteúdo, a reflexão sobre o momento em que foi produzida. Promover o Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Lajedo é o principal objetivo da página. Por ofertar um espaço educativo sobre história, é aberto para todas as pessoas interessadas, inclusive profissionais da área da educação. 

A acessibilidade é a grande vantagem do Museu Virtual de Lajedo, pois os  lajedenses ausentes também tem acesso a todo esse legado de cultura que vem sendo disponibilizado na internet pela página do Museu Virtual de Lajedo.

As fotografias disponibilizadas pelas diferentes exposições do Museu Virtual permitem ao visitante a análise de seu conteúdo, a reflexão sobre o momento em que foi produzida. Se num primeiro momento este exercício de observação e reflexão permite conhecer diferentes temas sobre a história de Lajedo.

O Museu virtual de Lajedo pode ser acessado através dos seguintes endereços eletrônicos: https://www.facebook.com/museuvirtualdelajedo/timeline 

Nenhum comentário:

Postar um comentário