sábado, 15 de agosto de 2015

GARANHUENSE PARTICIPARÁ DA VIII SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE PERNAMBUCO


A Geógrafa e idealizadora do Projeto Maravilhas de Pernambuco, Mariana Gueiros, estará ministrando palestras na VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Mariana terá a oportunidade de palestrar para centenas de jovens, estará nos dias 17, 18, 19 e 21 ministrando palestras juntamente com Pedro Silva, que é representante do Grupo Mobile da UFRPE. Pedro ficará responsável por apresentar as iniciativas do Grupo Mobile e Mariana as iniciativas do Projeto Maravilhas de Pernambuco. As palestras ocorrerão em Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife, e possuem como título: “Desenvolvimento de TICs Aplicadas à Educação Patrimonial de Pernambuco.”

O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe. O encontro, que tem como objetivo comemorar o Dia Nacional do Patrimônio (17 de agosto) é um espaço de debates interdisciplinar e interinstitucional sobre as mais diversas questões consideradas essenciais para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais.

Toda programação é gratuita e reunirá atividades que contemplam a diversidade de visões, enfoques, práticas e experiências, a partir de quatro eixos: brincar, experimentar, interpretar e pensar, com isso, visa contribuir para o debate em torno da preservação do patrimônio cultural, a partir das diversas práticas reconhecidas como sustentáveis, daí o surgimento do tema geral da Semana: Práticas Sustentáveis e Territórios de Sociabilidade, cujo objetivo geral é ampliar o diálogo entre os diversos grupos sociais, estimulando a sociabilidade e fortalecendo a cultura do Estado nos seus múltiplos territórios.

A abertura da Semana acontece na próxima segunda-feira (17), às 14h, no Teatro Santa Isabel. Na ocasião, o público poderá participar da palestra que é tema da Semana: Práticas Sustentáveis e Territórios de Sociabilidades, com a doutora em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, Márcia Santana. Na sequência, o professor da USP Bruno Padovano, também doutor na mesma disciplina, discorre sobre o tema Projetos de qualificação de espaços públicos: além da modernidade líquida. 

Além dos debates, a abertura, no palco do Teatro Santa Isabel, como não poderia deixar de ser, será também de música, com a participação dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, os maestros Duda, Ademir Araújo (Formiga) e Nunes. A orquestra de Nunes será regida pelos maestros Duda e Ademir, que lhe farão uma homenagem. O encerramento será com a Banda Sinfônica do Recife.

Confira a Programação completa da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário