The 3 Week Diet

Friday, July 10, 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO FERNAND JOUTEUX: O MAESTRO DE CHAPÉU DE COURO E SUA "BELA ALIANÇA" COM GARANHUNS DE ÍGOR CARDOSO


É com indescritível alegria que - agora, oficialmente - convido-os para o lançamento de meu primeiro livro sobre temática garanhuense - Fernand Jouteux: O Maestro de Chapéu de Couro e sua "Bela Aliança" com Garanhuns.

Trata-se da incrível história real do maestro francês Fernand Jouteux, que, radicado em sua Fazenda "Bela Aliança", na Garanhuns da "Belle Époque", compôs, em meio a quase duas centenas de obras musicais, uma ópera inspirada em "Os Sertões", de Euclides da Cunha, e, na tentativa de montá-la, varou o Brasil de Norte a Sul, cruzando com Lampião, com o Padre Cícero, com Presidentes da República e até com o Rei da Bélgica!

A obra é fruto de um trabalho de pesquisa que envolveu a análise de periódicos dos mais diversos Estados do país e do exterior (França e Argélia), bem como de fontes documentais e bibliográficas - inclusive dos pertences pessoais do maestro, atualmente conservados em Tiradentes-MG, custodiados pelo Instituto Histórico Tiradentes (IHGT) e pela sesquicentenária Sociedade Orquestra e Banda Ramalho (SOBR).

O livro tem prefácio de Dominique Dreyfus, escritora consagrada, especialista em música brasileira e autora, sem favor, da melhor biografia já escrita sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga; apresentação de Marcílio Reinaux, artista plástico e imortal da Academia de Letras de Garanhuns (ALG), principal mentor de nosso Festival de Inverno de Garanhuns (FIG); e orelha de Luzinette Laporte, grande educadora e premiadíssima literata. Os três, garanhuenses - de nascimento ou de coração; os três, de ancestralidade francesa, como o maestro Fernand Jouteux.

Aproveito para convidar a todos os que se encontrarem em Garanhuns, no período de 20 a 25 de julho, para visitarem o Casarão de Souto Filho, sede do nosso querido Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns - IHGG - imóvel situado defronte à antiga Estação Ferroviária (atual Centro Cultural) e à Praça Dom Moura, a poucos passos da Praça de Eventos (antiga Guadalajara) -, pois estaremos com a bela exposição "Memorabília: Celso e Sylvia Galvão", relativa à mobília de época do ex-prefeito de Garanhuns e de Caruaru, o garanhuense Celso Galvão, confeccionada para ornamentar o interior de nosso Palácio da Prefeitura. Além disso, teremos uma exposição de telas de artistas locais e palestras e apresentações culturais - inclusive uma solenidade em honra da homenageada do Festival deste ano, a garanhuense Luzilá Gonçalves Ferreira.

Será um prazer poder dividir, com todos os que puderem comparecer, este momento tão especial, decerto um dos mais importantes de minha vida.

Afetuosamente,

Ígor Cardoso

No comments:

Post a Comment