Monday, April 20, 2015

II VIVA DOMINGUINHOS PROMETE MOVIMENTAR GARANHUNS NA PRÓXIMA SEMANA.

Dorgival Dantas.

Grandes nomes da música popular prometem fazer de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, o ponto de encontro dos amantes do tradicional forró e fãs do eterno Dominguinhos. Em sua segunda edição, o Viva Dominguinhos acontece de 30 de abril a 02 de maio. Numa realização da Prefeitura de Garanhuns, o evento traz, nos seus dois polos de animação, mais de 20 atrações musicais. A expectativa é superar o público do ano passado, que chegou a contabilizar, somando os três dias de festa, 70 mil pessoas. Para conferir a programação completa, basta acessar o portal do Poder Executivo Municipal: www.garanhuns.pe.gov.br.

Num tributo ao músico José Domingos de Moraes, que faleceu em 23 de julho de 2013, o festival passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do município no ano passado. Com o objetivo de perpetuar a obra deixada pelo homenageado, a Secretaria de Cultura de Garanhuns já traz o clima do evento, desenvolvendo ações junto ao público infanto-juvenil. O workshop “Desmistificando a Sanfona” está levando conhecimento para uma média de 700 estudantes da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa será encerrada na próxima sexta-feira (24).

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, principal polo de animação do Viva Dominguinhos, os shows começam sempre às 21h, e se apresentam na quinta-feira (30) o projeto ARAL, com Alexandre Revoredo, Adiel Luna e Rogério Diniz; também sobem ao palco, na abertura, Nádia Maria, Quinteto Violado e Flávio José. Na segunda noite, dia 01 de maio, os shows serão de Nando Azevedo, Geraldinho Lins, Petrúcio Amorim e Alcymar Monteiro. Na noite de encerramento, 02 de maio, encerram a segunda edição Kiara Ribeiro, Waldonys, Santana e Dorgival Dantas.

Também tem opção para aqueles que estiverem na cidade durante o dia. O Espaço Colunata, na avenida Santo Antônio, vai concentrar apresentações nos dias 01 e 02 de maio, a partir das 10h. Passarão pelo palco a banda Quero Xote, Ivan Maceió, Os Coroas do Forró, Fábio Aladim, Forró Pesado, O Bom Kixote, Trio Pisa na Fulô e Sílvia Regina. Nos intervalos dos shows haverá apresentações de poesias e cordéis, além da participação de sanfoneiros e poetas populares. Em paralelo, também tem o “Xilogravura Viva” – a iniciativa será apresentada ao público no dia 01 de maio, e usa bonecos feitos em madeira, que recebe a pintura característica da técnica e ganha movimento através de automatização.

O turista ou morador que passar pela avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis, vai conferir de perto o resultado do projeto de intervenção urbana “Dominguinhos em Quadros”. É que o muro frontal do Hotel Tavares Correia está recebendo pintura de imagens e letras de músicas que retratam a vida e obra de Dominguinhos. Um resultado do trabalho de dois artistas plásticos e dois grafiteiros.

Infraestrutura – Assim como no ano passado, a infraestrutura do evento contará com praça de alimentação, área de artesanato, banheiros químicos (alguns com acessibilidade), estrutura coberta com mesas e cadeiras e esquema de segurança executado em parceria com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF)
(Fonte: Secom/PMG)

No comments:

Post a Comment