segunda-feira, 27 de abril de 2015

ARQUIVO PÚBLICO DE GARANHUNS COMPLETA 90 ANOS.

Cláudio Gonçalves de Lima
Coordenador do Arquivo Público de Garanhuns.

Na manhã desta segunda-feira (27), o Arquivo Público do município de Garanhuns comemorou seus 90 anos de existência com uma pequena solenidade que contou com a presença do secretário de administração, Alfredo Gois, a gerente de recursos humanos, Sandra Leandro e demais funcionários da municipalidade.  

O arquivo foi idealizado pelo prefeito Euclides Dourado, em 1925, e funcionava no antigo Paço Municipal, tendo como principal objetivo guardar e proteger documentos oficiais do Executivo e Legislativo. Até o ano de 2013 o arquivo não tinha reconhecimento na lei, só durante a gestão do atual prefeito, Izaías Régis, houve a criação da lei nº 3937/2013 que instituiu o arquivo e dita suas diretrizes.

O vereador Audálio Filho foi o autor da solicitação ao Executivo Municipal para o envio do PL que originou a referida lei que legitimou a criação do arquivo público (OF-GVAF Nº 077/13), com a finalidade de promover a preservação e divulgação do patrimônio documental e histórico de Garanhuns.

“O arquivo público é de fundamental importância, tanto para história de Garanhuns quanto para o funcionalismo público, toda história tem que estar protegida e catalogada e é justamente isso que fazemos aqui”, enfatizou Prof. Cláudio Gonçalves, coordenador do arquivo público.  

Em seu extenso e rico patrimônio estão documentos produzidos e acumulados desde a criação de Garanhuns até os dias atuais. O funcionário que precisar de documentos que tenham no arquivo, precisa, primeiramente, procurar a Secretaria de Administração, órgão ao qual o Arquivo Público está vinculado, onde deverá fazer um requerimento, para que possa ser iniciado o processo de busca no arquivo da documentação. 
(Fonte: Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário