The 3 Week Diet

Thursday, March 19, 2015

COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS COMEMORA HOJE (19) CEM ANOS DE FUNDAÇÃO.


Ao assumir a paróquia, o Cônego Benígno Lira em janeiro de 1915, dois padres recém-ordenados - João Olímpio dos Santos e Eustáquio de Queiroz - lhe foram dados como coadjutores, para que o Padre José Ferreira Antero pudesse ficar livre do trabalho paroquial e, assim ser fundado o colégio dos meninos.
19 de Março de 1915.
Habitavam os quatro padres a mesma casa paroquial e, nela, a 19 de março de 1915, foi fundado o Gymnásio de Garanhuns, pelo Cônego Benígno Lira, ficando o Padre José Ferreira Antero como diretor e tudo o mais, pois o vigário e os dois coadjutores mal tinham tempo de vencer os pesados trabalhos na paróquia.

19 de Março de 2015.
Sendo o dia 19 de março um sábado, as aulas começariam a funcionar na segunda-feira 21 de março. Começou a funcionar no Chalet, primeiro prédio do lado de cima da rua Santo Antonio, lado direito da Catedral. Eram utilizadas também, as duas primeiras casas da rua D. Luís de Brito, nos fundos do Hotel Familiar. Um dos mais belos prédios de Garanhuns, naquele tempo.

Hoje dia 19 de março, será celebrada, ca Capela do Colégio Diocesano, às 19h30min, Missa dos 100 anos de Fundação do Colégio, quando na Ação de Graças, o Prof. Albérico Fernandes, Diretor da Instituição, fará o lançamento oficial da programação das Festividades do Centenário.

No comments:

Post a Comment