terça-feira, 27 de janeiro de 2015

SINHÁ CECY - DICAS E RECEITAS DO TEMPO DA VOVÓ

1 - Aproveitamento de farinhas usadas - Sempre que se usar farinha de trigo, de rosca ou outra qualquer, no preparo de bifes a milanesa, bolinhos etc, a farinha que resta no prato fica úmida, do que resulta embolorar quando se guarda. Há um meio seguro e fácil para evitar esse inconveniente: É somente peneirá-la antes de guardar.

2 - Como abrir um vidro que estiver com a tampa emperrada - Muitas vezes, no momento de temperarmos uma panela, a tampa de vidro da garrafinha do vinagre ou de azeite, teima em não querer abrir. O processo para conseguí-lo é simples. Toma-se um fósforo aceso e vai-se passando em volta do gargalo. Quando este esquentar tira-se a tampa com muita facilidade.

3 - Como tirar a gosma do quiabo - Lava-se os quiabos inteiros sem corta-se a cabeça e nem a ponta. Secam-se bem e espreme-se limão por cima. Passados 15 minutos, lava-se levemente, para tirar o ácido do limão, e vai-se cortando e deixando cair no molho que já deve estar fervendo no fogo.

4 - Duração do cozimento do ovo - Põe-se o ovo a cozinhar e, assim que levantar fervura, contam-se 15 minutos exatos e estará completamente cozido.

5 - Excesso de sal na comida - Acontecendo salgar-se demais alguma comida, mergulha-se na panela um "Spontex" (esponja artificial), retira-se depois de alguns minutos, espreme-se, e notar-se-á que a esponja absorveu grande quantidade de sal. Prova-se então a comida, e se ainda não ficou a gosto de sal, repete-se a operação. De for preciso repetí-la, não esquecer de lavar primeiramente o "Spontex" para retirar o sal absorvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário