quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ICONOGRAFIA HISTÓRICA - NOSSO PASSADO CONTADO ATRAVÉS DAS IMAGENS

Título de Eleitor que  pertenceu ao meu Trisavô Manoel de Barros Silva Né. Tenente da Guarda Nacional.  Conhecido por "Tenente Né".
Ano de 1905.


CONCEITO DE ICONOGRAFIA


Com origem no vocábulo latim iconographĭa, o conceito de iconografia engloba qualquer descrição referente a quadros, telas, imagens, monumentos, estátuas e retratos. O termo está relacionado com o conjunto de imagens (principalmente aquelas que são antigas) e com o relatório ou exposição descritiva sobre estas.

A iconografia, como tal, pode definir-se como a disciplina que se focaliza no estudo da origem e na elaboração das imagens e das respectivas relações simbólicas e/ou alegóricas. Trata-se de um ramo que começou a ser cultivado no século XIX em Londres (Inglaterra) e que imediatamente se expandiu para outros países europeus.

Convém ressalvar que a noção de iconografia está associada ao conceito de iconologia, que é a parte da semiologia e da simbologia que se encarrega de analisar as denominações visuais da arte. A iconologia, dizem os entendidos na matéria, analisa como são representados os valores e as virtudes por meio de figuras de pessoas.

A diferença entre ambos os termos é subtil: a iconografia evidencia a descrição das imagens, ao passo que a iconologia oferece um estudo mais amplo com classificações e comparações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário