sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

HOJE TEM “DOCE BRASIL HOLANDÊS” NO CINE CHICÓ GROSSI

             

Encerrando a 1ª semana de cinema do Cine Chicó Grossi, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural  de Garanhuns, localizado na praça Dom Moura 44, de frente ao Centro Cultural, exibe hoje (12) a partir da 19:30h, com entrada franca, o documentário DOCE BRASIL HOLANDÊS, com destaque para o período do governo de Maurício de Nassau. O vice-presidente do Instituto, Audálio Filho será o debatedor do documentário.

Em 1630, aconteceu a segunda invasão holandesa no Brasil, mais especificamente em Pernambuco, a região de maior produção de açúcar do país. A partir dali, foram 24 anos de domínio da região nordeste pelos holandeses, sete dos quais liderados pelo conde alemão Maurício de Nassau, que construiu a antiga cidade Maurícia, atual Recife. Apesar dos conflitos, a época é considerada pelos pernambucanos a melhor fase da história da região; e Nassau é tido por muitos ainda como um ídolo. 

No documentário, a historiadora alemã Sabrina Van Der Ley, descendente de holandeses sai em busca das influências de seus antepassados e conhece representantes das famílias Vanderley e Wanderley. Dirigida e produzida por Monica Schmiedt, a obra tem como cenário a cidade brasileira de Recife; e as alemãs Amsterdã e Berlim. Como pano de fundo, especialistas ajudam a contextualizar o período da cana no Brasil.
Blog do Instituto Histórico de Garanhuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário