quinta-feira, 6 de novembro de 2014

NOTÍCIA DESTAQUE DO DIA - SALIVA DO CARRAPATO ESTRELA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DO CÂNCER

Pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, estão otimistas com um remédio feito a partir da saliva do carrapato estrela que pode ajudar no tratamento do câncer. Para testar a eficácia do medicamento, eles induziram tumores de câncer de pele no pulmão de camundongos. Depois de 14 dias de uso do medicamento, os tumores praticamente sumiram.

“Nós tivemos regressão em um primeiro momento e tivemos remissão, ou seja, nós acabamos com o tumor depois de trinta dias de tratamento”, explica a coordenadora do estudo Ana Marisa Chudzinski-Tavassi.

Para a pesquisadora, a maior vantagem do medicamento é que ele mata as células cancerígenas, sem atingir as células saudáveis - o que traz menos efeitos colaterais aos pacientes. O remédio também se mostrou eficaz contra tumores no pâncreas e nos rins - que são cânceres de difícil tratamento.

Os resultados obtidos com o medicamento deixaram os pesquisadores bastante animados. Agora eles querem testar o remédio em pessoas com câncer. Ainda não há uma data pra que isso aconteça, mas os pesquisadores esperam que seja o quanto antes. Na semana que vem, o instituto vai pedir autorização à Anvisa para fazer testes em humanos.

Portal G1/JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário