domingo, 17 de agosto de 2014

DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião foi construída mediante ordem do Capitão Afonso Gonçalves no ano de 1535 e é a igreja católica mais antiga de todo o país.
Neste domingo, dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, advogado, jornalista e escritor. Ele foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1937.

Em seus mais de 70 anos de atuação, o Iphan atua na fiscalização, identificação, restauração e revitalização dos bens culturais do País. Atualmente, são tombados mais de 40 mil imóveis, 92 centros urbanos, 17.263 mil sítios arqueológicos e mais de um milhão de objetos protegidos, incluindo acervo museológico, volumes bibliográficos, documentação arquivística, registros fotográficos e audiovisuais. Já o Patrimônio Imaterial Brasileiro conta hoje com 18 bens registrados e mais de 50 inventariados.
Fonte:  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário