quarta-feira, 6 de agosto de 2014

BISPO DOM FERNANDO É TRANSFERIDO DA DIOCESE DE GARANHUNS


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco dignou-se nomear ARCEBISPO ORDINÁRIO MILITAR DO BRASIL, com sede em Brasília, Distrito Federal, o Excelentíssimo DOM FERNANDO JOSÉ MONTEIRO GUIMARÃES, CSsR, transferindo-o da sede episcopal de Garanhuns, Estado de Pernambuco.

A Arquidiocese Militar do Brasil tem sede em Brasília e é subordinada diretamente à Santa Sé. O Arcebispo Militar faz parte do Regional Centro-Oeste da CNBB. A Sé Episcopal encontra-se na Catedral Militar Santa Maria Rainha da Paz, na cidade de Brasília.

A Arquidiocese Militar responde pelo atendimento pastoral das Capelanias militares católicas espalhadas por todo o território brasileiro, tendo como seus diocesanos os militares católicos pertencentes às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e às Forças Auxiliares (Polícias Militares estaduais e Corpos de Bombeiros Militares), juntamente com os seus familiares, não excetuados os militares da reserva remunerada e reformados, com seus respectivos dependentes. O Clero da Arquidiocese é constituído por padres e diáconos pertencentes às próprias Forças Armadas ou Forças Auxiliares, como também por padres e diáconos civis, que prestam serviço nas Capelanias. Possui também seu quadro próprio de seminaristas.

Dom Fernando Guimarães permanecerá guiando a Diocese de Garanhuns, agora como Administrador Diocesano, até à data de sua posse canônica como Arcebispo Militar do Brasil, que está marcada para o dia 7 de outubro de 2014, em Brasília, e cuja programação será anunciada em breve.

Fonte: Diocese Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário