terça-feira, 5 de agosto de 2014

10 CURIOSIDADES SOBRE O ESTADO DE PERNAMBUCO

Do Blog de Mariana Gueiros


 1. A cidade do Recife se formou por volta de 1548, quando um núcleo de pescadores se estabeleceu na foz dos rios Capibaribe e Beberibe, vizinhos de Olinda, sede da capitania de Pernambuco.

2. Durante a invasão holandesa, de 1630 a 1654, Olinda era a sede do governo. Entre 1676 e 1837, foi capital do Estado, quando perdeu o título para o Recife. Em 1710, um conflito entre latifundiários de Olinda e comerciantes recifenses deu origem à Guerra dos Mascates. O Recife saiu vitorioso.

3. O Engenho São João, na Ilha de Itamaracá, litoral norte, serviu de inspiração para o livro "Casa Grande & Senzala", obra-prima do antropólogo pernambucano Gilberto Freyre.

4. O Mosteiro de São Bento, em Olinda, é um dos mais ricos em ouro do Brasil. O teto foi pintado em 1582 com sangue de boi, óleo de baleia e casca de banana.

5. A Feira de Caruaru é uma das mais antigas e tradicionais do País. Tem cerca de 5 mil barracas. Fundada em 1781 justamente por causa da feira, Caruaru ficou famosa pelo trabalho de artesãos como Mestre Vitalino, cujas peças chegam a custar 15 mil reais. Vitalino Pereira dos Santos foi o melhor na arte de fazer figura e cenas de barro do dia-a-dia do sertão pernambucano. Morreu em 1963, de varíola.

6. "Oh! Linda situação para construir uma vila". O sujeito em questão era o fidalgo português Duarte Coelho, que, impressionado com a beleza e com as riquezas naturais da região, resolveu fundar um vilarejo. Nessa história, algumas dúvidas ainda não foram esclarecidas: a célebre frase do colonizador pode ter nascido no imaginário do povo e os historiadores não sabem nem se Olinda foi fundada em 1535 ou dois anos mais tarde.

7. A propriedade Santos Cosme e Damião, na periferia da cidade, é um dos locais mais visitados no Recife. Ali funciona a oficina cerâmica do escultor Francisco Brennand, descendente de ingleses que chegaram no começo do século XX ao Brasil. Em 1976, o escultor se instalou, justamente, numa antiga indústria cerâmica fundada por seu pai na década de 1920, e praticamente abandonada desde a de 1950. Lá estão espalhadas mais de 1.200 obras de Brennand.

8. Garanhuns, localizada a 210 quilômetros do Recife, é conhecida como a Suíça Pernambucana. No inverno, a cidade, que fica em pleno agreste, enfrenta um frio que chega a 5 graus. É também a terra-natal do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

9. O primeiro cometa da América Latina foi observado em 1860 pelo astrônomo francês Emmanuel Liais no Observatório Meteorológico de Olinda, hoje desativado. O cometa foi batizado de Olinda.

10. São Vicente Férrer, no interior de Pernambuco, notabilizou-se por suas competições esdrúxulas, como o maior comedor de bananas, a corrida de 21 quilômetros de costas (quem olhar para trás é desclassificado) e a mulher mais feia do mundo. Em São Bento do Una, há uma corrida de galinhas, enquanto em Garanhuns escolhe-se o homem mais feio do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário