sexta-feira, 25 de abril de 2014

FESTIVAL VIVA DOMINGUNHOS TEM INÍCIO HOJE EM GARANHUNS

A Prefeitura de Garanhuns realiza, durante os dias 25, 26 e 27 de abril, o Festival Viva Dominguinhos. Em sua primeira edição, o evento trará atrações do município, da região Nordeste e do Brasil, que vão se apresentar em dois polos, sendo eles a Praça Cultural Mestre Dominguinhos, e o Espaço Colunata, localizado no centro da cidade. A expectativa de público, para os três dias de festa, é de cerca de 60 mil pessoas.

Com a proposta de reverenciar a história musical e a forte relação do músico José Domingos de Moraes, o “Dominguinhos” – que faleceu em 23 de julho de 2013, em São Paulo (SP) – com sua cidade natal, o festival traz, em sua grade de programação, atrações que tiveram algum tipo de relação artística e de proximidade com o sanfoneiro.

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, onde está montado o palco principal, a infraestrutura disponibilizada ao público inclui praça de alimentação, área de artesanato, 30 banheiros químicos – alguns deles com acessibilidade –, estrutura coberta com mesas e cadeiras. Os shows estão previstos para iniciarem, amanhã (25) e no sábado (26), às 21h. Já no domingo (27), devem começar às 20h. O palco "Canta Dominguinhos", no Espaço Colunata, localizado na Avenida Santo Antônio, funcionará apenas no sábado, de 10h às 18h.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras montou um esquema especial e realizou serviços de varrição e capinação em diversos pontos da cidade, entre eles os principais atrativos turísticos. A referida secretaria também foi responsável pela construção do pedestal da estátua de Dominguinhos, que teve o projeto do arquiteto Roberto Maia da Secretaria de Planejamento e produção do mestre artesão José Veríssimo. A estátua será inaugurada no intervalo dos shows de hoje (25). Ela foi instalada na Praça Cultural que recebeu o nome do homenageado. A escolha do local foi feita por meio de votação popular, com duas urnas da Rede Globo Nordeste, em fevereiro deste ano.

Desde ontem (23), mais de 200 crianças estão tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a sanfona por meio do workshop “Desmistificando a Sanfona”. Numa iniciativa, idealizada e concretizada pela parceria da Secretaria de Cultura e da Escola de Acordeon Garanhuns Dominguinhos, o objetivo é despertar o interesse das crianças pela música. Três escolas da Rede Municipal de Ensino recebem as aulas, que serão encerradas nesta sexta-feira.
 Atrações musicais e exibição de web série

O evento traz, na primeira noite do palco principal, o cantor garanhuense Mourinha do Forró; a filha de Dominguinhos, Liv Moraes; o cantor Maciel Melo e Santanna, "o cantador". A segunda noite terá os shows do grupo Os Valvulados, Petrúcio Amorim, Lucy Alves e Nando Cordel. Para encerrar, na terceira e última noite de apresentações cantam Zezinho de Garanhuns, Waldonys e Jorge de Altinho.

No palco “Canta Dominguinhos”, se apresentam Bill do Forró, Os Coroas do Forró, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Juliano do Acordeon, Michelly dos Anjos, Nando Azevedo e Gena de Altinho.

Durante os intervalos dos shows do festival, será exibida em um telão a web série "Dominguinhos Mais", uma produção da BigBonsai, produtora de áudio e vídeo paulistana. Na websérie, aparecem os últimos encontros de Dominguinhos, em estúdio, e as falas emocionadas de companheiros de estrada, instrumentos e palcos como Gilberto Gil, João Donato, Djavan, Hermeto Pascoal, Lenine, Orquestra Jazz Sinfônica, Mayra Andrade, Yamandu Costa, Elba Ramalho, Hamilton de Holanda, entre outros. No momento, o historiador Antônio Vilela fará a entrega simbólica de um dos exemplares do livro “Dominguinhos, O Neném de Garanhuns”, de sua autoria, e que deverá ser lançado no dia 03 de maio deste ano, às 20h, no plenário da Câmara de Vereadores de Garanhuns.

Números: movimentação econômica e ocupação da rede hoteleira


A expectativa de ocupação nos 21 meios de hospedagens da cidade, incluindo hotéis e pousadas, gira em torno de 85%. O comércio local, incluindo os bares e restaurantes, deve ter uma movimentação superior aos 15%. Já o aumento esperado pelos estabelecimentos sobre o lucro do fim de semana, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é de 10%.

A Casa do Artesão de Garanhuns se preparou para receber o grande fluxo de turistas. Os mais de 40 associados ao estabelecimento colocarão à venda diversos artigos artesanais voltados para homenagear o músico José Domingos de Moraes. A expectativa, para o período do evento, é de um aumento de 100% nas vendas. Oito artesãs estiveram à frente da produção das peças personalizadas – entre elas, camisetas, bolsas, porta-chaves, revisteiros, licores e porta-canetas. Os produtos irão custar entre R$ 10 e R$ 40 reais e serão vendidos na própria sede da Casa do Artesão, localizada no prédio do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, de 9h às 17h, e na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, durante as noites de shows.

Para a secretária de Turismo, Gerlane Melo, houve um envolvimento geral e o Festival Viva Dominguinhos chega para integrar o calendário de eventos de Garanhuns. “O município se preparou para esse grande evento. Foi através de ações conjuntas que conseguimos idealizar esse desejo. Tivemos uma preocupação em cuidar de tudo, de todas as áreas”, comenta.

Segurança e reforços especiais:

O esquema de segurança foi planejado e será executado por meio de uma parceria da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Serão oito agentes de trânsito, 300 policiais militares e uma equipe de policiais civis – composta por um escrivão, três agentes e o delegado regional num plantão especial – compondo o efetivo. A PRF terá três policiais rodoviários federais a mais, diariamente, em fiscalizações normais e operações pontuais. A Secretaria de Saúde do município disponibilizará uma ambulância com motorista e um técnico de enfermagem para dar o suporte necessário em casos de emergência no local do evento, além de uma equipe de fiscalização da vigilância sanitária.

Exposição Viva Dominguinhos:

A Secretaria de Cultura vai realizar, de hoje (25) até o dia 11 de maio, a exposição "Viva Dominguinhos". Os visitantes poderão conferir, no prédio do antigo fórum da cidade, situado na Avenida Dantas Barreto, a vida e obra de Dominguinhos, representada por vinis, CD’s e DVD’s. O horário de funcionamento, durante o festival, será de 10h às 19h. A partir da segunda-feira (18), o horário será reduzido, sendo aberta até às 17h. O espaço, chamado de “Dominguinhos e Eu”, irá exibir fotos de fãs com o cantor, será aberto oficialmente às 14h. No local, também haverá um espaço denominado "Cineminha" contendo documentários, reportagens e vídeos com Dominguinhos.

Texto e Imagens: Cloves Teodorico

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário