terça-feira, 28 de janeiro de 2014

OUVIDORIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - PE


A Ouvidoria é o seu canal direto com a administração pública. Um espaço para você obter informações ou fazer reclamações, denúncias e elogios; dar sugestão e tirar dúvidas. Para que os serviços públicos possam melhorar cada vez mais, é importante ouvir sua opinião.

É através da Ouvidoria que o Governo do Estado pode identificar e corrigir as falhas na área da saúde. Além de permitir uma administração transparente, a Ouvidoria também contribui para melhorar o atendimento do SUS.

Para que seu atendimento seja realizado da melhor maneira, antes de procurar a Ouvidoria, identifique o motivo do seu contato:

SUGESTÃO: Propõe ação considerada útil à melhoria do sistema de saúde.

ELOGIO: Demonstra satisfação ou agradecimento por serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde;

SOLICITAÇÃO: Pode indicar insatisfação,acompanhada de requerimento de atendimento ou acesso às ações e aos serviços de saúde;

RECLAMAÇÃO: Foi mal atendido? Reclame. Não esqueça de anotar o nome da unidade de saúde, profissional responsável pelo atendimento, dia e hora. Quanto mais informações a respeito do problema, mais chances teremos de ajudá-lo.

INFORMAÇÃO: Questionamentos a respeito do sistema de saúde ou sobre assistência à saúde.

DENÚNCIA: Indicação de irregularidade ou indício de irregularidade na administração e/ou no atendimento por entidade pública ou privada.

VOCÊ PODE FAZER SUA MANIFESTAÇÃO DAS SEGUINTES MANEIRAS:

IDENTIFICADAS: Quando o manifestante informa um meio de contato (e-mail, telefone, endereço).

SIGILOSAS: Quando o manifestante informa um meio de contato, no entanto, solicita que seja guardado sigilo sobre a sua identificação, ou quando a Ouvidoria acha necessário adotar tal procedimento.

ANÔNIMAS: Quando o manifestante não informa seus dados. Neste caso, o usuário,para obter resposta de sua manifestação, terá de entrar em contato com a Ouvidoria e informar seu número de protocolo.

COMO DEVO FAZER UMA MANIFESTAÇÃO?

Procure descrever sua manifestação de forma simples, porém sem esquecer de relatar os detalhes e os assuntos principais. Indique locais, datas, nomes, documentos comprabatórios, enfim, tudo o que possa servir de subsídios para encaminharmos suas demandas.

COMO POSSO TER ACESSO À OUVIDORIA?

Telefone: 0800 286 2828 - Segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
E-mail: ouvidoria@saude.pe.gov.br ou pelo portal: www.saude.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário