The 3 Week Diet

Tuesday, October 8, 2013

A INVASÃO DOS GRILOS


Os grilos estão invadindo muitas cidades do interior de Pernambuco. Em Panelas tem tanto que já rendeu uma reportagem no Diário de Pernambuco. Eles apareceram também em Capoeiras e em alguns lugares de Garanhuns. Em Lajedo estão em todos os recantos, se matar mil aparecem dois mil e ninguém sabe de onde estão vindo. Parece coisa de romance de Gabriel Garcia Marquez.

O texto acima, postado despretensiosamente no Facebook provocou dezenas de comentários. Vieram informações que os grilos também invadiram Caruaru, São Bento do Una, Bom Conselho, Saloá, alguns bairros de Garanhuns, São João,  Caetés e diversas outras cidades do interior.

E alguns tentaram explicar o fenômeno. "Aumento da temperatura e tempo seco é igual a grilos eclodindo", disse o garanhuense Antônio Souza. "Se prepara que vem tempestade como aconteceu no Egito", profetizou o professor Ozano Augustinho. O jornalista Eduardo Ferreira, do Recife, disse que isso era resultado do desequilíbrio ecológico. "Aqui em São João têm muitos. Isso é um desequilíbrio da natureza, creio eu. Se tivesse dado trovoadas os sapos estariam controlando eles", acredita Eduardo Oliveira, que mora na município vizinho a Garanhuns.

Tem gente sem conseguir dormir direito, algumas meninas estão assustadas porque não podem ver um grilo, gritam como se fosse uma barata.

O escritor colombiano Garcia Marquez, citado no primeiro parágrafo, no romance "Cem Anos de Solidão" narra uns fenômenos parecidos com este, naturalmente exagerados pelo "realismo fantástico". O compositor paraibano Zé Ramalho, no seu disco de estreia, fala de uma invasão de borboletas nas cidades.

A ficção e a realidade se misturam. Haja grilo! (Blog do Roberto Almeida)

No comments:

Post a Comment