The 3 Week Diet

Tuesday, September 24, 2013

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PÊNIS


Zico é o padrinho da campanha de prevenção
 ao Câncer de Pênis, que começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (26) e vai até o domingo a campanha de prevenção ao Câncer de Pênis coordenado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceira com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

A quarta edição da iniciativa conta mais uma vez com a participação de Zico e terá textos explicativos no portal da SBU (www.sbu.org.br), posts de orientação no Facebook (SociedadeBrasileiraUrologia) e ações de atendimento ao público em cidades do Norte e Nordeste, regiões de maior incidência do problema no Brasil.

O assunto é muito sério e em 2007 descobri que era pouco conhecido da maioria das pessoas. É preciso seguir trabalhando para fazer a informação chegar, já que a prevenção é simples. Eu mesmo não sabia dos dados assustadores provocados por esse tipo de tumor, mas sempre fico feliz por poder atuar em assuntos de interesse público- comentou Zico, que está comandando o Al Gharafa em Doha, mas gravou depoimento e cedeu imagem para a comunicação da campanha.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o Data/SUS, há cerca de mil amputações por ano do órgão. A doença está relacionada às baixas condições socioeconômicas e de informação, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis). O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano, assim como a infecção pelo vírus HPV.

O câncer de pênis é um dos poucos que se é possível prevenir. Basta lavar o pênis com água e sabão, puxando o prepúcio – a pele que encobre a glande – principalmente após relações sexuais ou masturbação, usar preservativo nas relações sexuais e fazer a cirurgia em caso de fimose ou exuberância de prepúcio na puberdade- afirma o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi.
A SBU preparou folders explicativos da doença que serão distribuídos nos locais de atendimento. No site e no Facebook da entidade haverá informações sobre o problema.

Queremos, além de atender, diagnosticar e, se possível, realizar procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, também desenvolver um projeto de educação continuada com os médicos generalistas e agentes comunitários das regiões atendidas para prosperar as medidas de prevenção ao câncer de pênis,  afirma o coordenador da campanha e chefe da Comissão Especial de Urologia Militar da SBU, João Carlos Azeredo.

A maior incidência mundial de câncer de pênis é encontrada na Índia, com taxas de 3,32 casos a cada 100 mil habitantes, e a menor incidência nos judeus nascidos em Israel, com taxas próximas a zero. Nos Estados Unidos, a incidência é de 0,2 casos para cada 100 mil habitantes.

No comments:

Post a Comment