sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Manoel Gouveia "Um Amante da Músico e do Canto"


Manoel Vicente da Cruz Gouveia nasceu em Água Preta-PE, à 13 de fevereiro de 1902, chegando a esta cidade no início de 1919. Ficou encantado com o nosso clima em pleno verão e por aqui resolveu ficar trabalhando como comerciário. Torna-se grande amigo do cantor Augusto Calheiros, onde ficaram frequentes muitas cantorias dos dois boêmios por nossa cidade.

Foi um dos fundadores do Sport Club em 1919, onde participava das "Horas de Arte", editou em 1934 a revista "Escolas" de distribuição gratuita e participou da diretoria da Sociedade de Cultura. Logo se junta ao Grupo Polimático, em todas suas fases, com Maria Augusta dos Santos e outros afeiçoados à arte cênica, também se incorporando ao "Coro" da Catedral de Santo Antonio acompanhado de Marcelino Batista, Israel Carvalho(violinistas), e o Padre Godoi. Onde houvesse música e canto Manoel Gouveia lá estava, e como excelente cantor tomou parte em programas saudosistas da Rádio Difusora de Garanhuns(Rádio Jornal).

Em 1928 instala em nossa cidade a Tipografia e Livraria Escolar, ficando como uma de suas marcas a sua maneira alegre e carismática em atender as pessoas, sempre com um belo cantar. Faleceu em 30 de novembro de 1998 aos 96 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário