The 3 Week Diet

Monday, May 7, 2012

RETROSPECTIVA DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE LUIZ GONZAGA


O "rei do baião", o eterno "Lua", nasceu Luiz, era dia de Santa Luzia. Gonzaga seguindo o conselho do vigário local do Nascimento, afinal era dezembro, mês do nascimento do menino Jesus, no dia 13 de dezembro de 1912. O bebê chegou ao mundo na Fazenda Caiçara no sopé da Serra do Araripe, município de Exu, Estado de Pernambuco, divisa com Ceará e Piauí. Era o segundo filho do sanfoneiro e consertador de sanfonas Januário José dos Santos e de Ana Batista de Jesus, que tirava novena em latim sem saber ler português.
Com a morte do primogênito, Luiz passou a ser o braço direito do pai, ajudando a cuidar dos sete irmãos, três homens e quatro mulheres. Desde cedo, o menino deitava um olho comprido para a sanfona do pai e, logo que o tamanho permitiu, começou a arranhar umas notas.
Atento, Januário até permitia que o filho experimentasse um instrumento recém-consertado diante dos clientes, que viviam repetindo que com aquele talento "esse garoto ainda vai virar gente", para desespero do dona Santana, como a mãe de Luiz era conhecida. De nada adiantaram seus apelos. Como Gonzagão se recordaria mais tarde, para tocar nas festas da região meu pai, às vezes, tinha minha mãe. E numa dessas vezes, aos oito anos, o garoto ganhou o primeiro cachê e orgulhoso, chegou a ouvir do pai: "É parece que você tem jeito pra coisa". Dito e feito. Logo que pôde, juntando uns tostões, tomando outros emprestados, o filho de Januário comprou o seu primeiro instrumento e, de festa em festa, baile em baile, sua fama foi se espalhando pela região.(foto: Luiz Gonzaga e o seu pai Januário).


No comments:

Post a Comment