The 3 Week Diet

Friday, May 18, 2012

O SURGIMENTO DOS BAIRROS DE GARANHUNS


Segundo os historiadores os primeiros bairros de Garanhuns, foram Boa Vista, Magano e São José.

A Boa Vista, teve como marco inicial o fincamento de uma cruz de madeira de aproximadamente dois metros de altura, no alto de São Miguel, sendo posteriormente construída a Igreja de São Sebastião.

O Magano, apresentava um desenvolvimento inferior, em 1898, não contava com mais de 25 casas, foi fundamental para sua formação, também um fato religioso, a construção da Capela, hoje Matriz de Santa Terezinha, sendo o seu primeiro vigário o então Padre Tarcísio Falcão.

Já o bairro de Heliópolis, teve início em 1925, com a aquisição de um terreno, pelo Missionário Presbiteriano, Reverendo Dr. George W. Taylor, com o objetivo de construir um prédio onde atualmente funciona o Colégio XV de Novembro. Para que isto acontecesse, se fazia necessário idenizar os moradores de uma rua humilde, chamada Rua do Alecrim, com o deslocamento destes para uma das margens da antiga estrada para Santa Quitéria das Frexeiras.

Contam ainda os historiadores que, o então Prefeito Euclides Dourado, vistoriando a construção destas casas, chegou ao local onde denominou de Monte Sinai, ficando impressionado com a vista que o local proporcionava, resolveu se empenhar no desenvolvimento desta área, iniciando pelo alinhamento da "Rua do Recife", hoje Dr. José Mariano.(foto: Rua Nilo Peçanha em 1931, ao fundo a Catedral de Santo Antônio).

No comments:

Post a Comment