segunda-feira, 7 de maio de 2012

Garanhuns e Seus Ilustres Visitantes



Em 1888, Garanhuns recebeu a visita de sua Alteza Gaston de Orleans e Bragança Conde D'Eu genro do Imperador Dom Pedro II, casado com a Princesa Isabel.
Na Inauguração da linha férrea, ligando o Recife a Garanhuns, no dia 27 de setembro de 1887, fazia parte da comitiva o então Brigadeiro Floriano Peixoto, que anos depois foi o 2º Presidente da República.
Em 1943, para inaugurar os edifícios da Prefeitura e Hospital Dom Moura, Garanhuns recebeu visita do General Eurico Gaspar Dutra, Ministro da Guerra, e o Brigadeiro Eduardo Gomes, comandante da 2ª Zona Aérea, ambos candidatos à Presidência, em 1945, tendo sido eleito o General Dutra.
O ex-presidente Juscelino Kubitschek esteve em Garanhuns, em 1959 quando assinou o decreto de fundação da SUDENE.
O Marechal Artur da Costa e Silva, em 1967, inaugurou o edifício do quartel do 71º B.I. Mtz, instalando esta unidade militar, na companhia do General Emilio Garrastazu Médice que também foi Presidente da República.
O Marechal Henrique Airton Batista Teixeira Lott, que foi o chefe do movimento Militar de Retorno aos quadros legais vigentes, em 1955, visitou Garanhuns, quando candidato à Presidente da República.
Jânio Quadros, quando candidato a Presidente da República, esteve em Garanhuns.
Em 5 de março de 1982 o Presidente João Batista Figueiredo também esteve na cidade do clima maravilhoso.
Em dezembro de 1979 no Centenário de Garanhuns o Cantor Luiz Gonzaga recebeu Título de Cidadão de Garanhuns.(Fotos:1ª foto da esquerda para a direita: Prefeito de Garanhuns na época, Amílcar da Mota Valença; Vanildo Branco(por trás); Juiz de Direito Gabriel Prazeres; Vereador Ivo Amaral; Vereador Elísio Alves Pinto e o Deputado Aloísio Souto Pinto, no dia da inauguração do Quartel do 71º BI Mtz. 2ª foto chegada do Presidente da República General Costa e Silva, no aeroporto de Garanhuns para a inauguração do Quartel do 71º BI Motorizado, ano de 1967.

Um comentário:

  1. Gosto da dinâmica do blog sobre a cidade.
    Fico.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderExcluir