sábado, 28 de abril de 2012

PROFESSOR MANOEL JARDIM 4º PREFEITO DE GARANHUNS




Para formar o quarto governo municipal em 1901 foram realizadas eleições tipo "a bico de pena"(Forma de eleição praticada na República Velha antes de 1930, cujo voto era aberto e não secreto, e havia controle dos caciques políticos sobre os eleitores), tendo sido eleito para o cargo de Prefeito o Professor Manoel Jardim(foto). O pesquisador Alfredo Leite Cavalcanti não fez referências aos demais candidatos por não encontrar a respectiva documentação.
Devido ao estado ruinoso em que se encontrava o antigo edifício do Paço da Câmara, construído em 1818, um dos atos desse governo foi adquirir, por compra, ao Sr. Belarmino da Costa Dourado, um prédio que lhe servia de armazém de cereais e reconstruí-lo, adaptando-o para a Prefeitura Municipal.
Nesse governo foi criada a segunda escola municipal de curso primário e inaugurado o primeiro serviço de iluminação pública, composta, aproximadamente, de quarenta lampeões a querosene, pendurados nas esquinas das ruas e becos da cidade. Com a realização dos melhoramentos urbanos se verifica a melhoria das rendas do Município, que antes mal chegavam para, de tempos em tempos, a destruição dos matos da cidade.(fonte: Livro "História de Garanhuns" de Alfredo Leite Cavalcanti).

Nenhum comentário:

Postar um comentário