terça-feira, 24 de abril de 2012

ACADEMIA DE LETRAS DE GARANHUNS


A Academia de Letras de Garanhuns foi fundada em 4 de fevereiro de 1978, aniversariando sempre no mesmo dia do nosso município.

A entidade cultural foi fundada por um grupo de intelectuais da cidade, exatamente quando a terra das sete colinas vivia as comemorações do seu centenário.

A primeira Diretoria da Academia de Letras foi composta pelo Presidente o Dr. Rilton Rodrigues da Silva e como vice o Jornalista Humberto de Moraes. Também integraram a entidade o Professor Antônio Gonçalves Dias, o Juiz Aurélio Muniz Freire, Professor Maurilo Matos e o Tabelião João Calado Borba.

O Prefeito de Garanhuns em 1978, Ivo Amaral, presidiu os trabalhos de instalação da Academia. Além dos acadêmicos já citados, estavam presentes diversas personalidades, como o Cônsul da Costa Rica em Pernambuco José Abreu Santos, Monsenhor Tarcísio Falcão, o Secretário de Educação do Município, Luís Henrique, o Bispo Dom Tiago Postma, Professor Erasmo Vilela, Diretor da Faculdade de Formação de Professores e os veneráveis Dr. Ivaldo Dourado e Argemiro Lima, da Loja Maçônica Mensageiros do Bem.

A Academia de Letras de Garanhuns está localizada na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, tendo como Presidente o Poeta João Marques autor do nosso hino.