The 3 Week Diet

Friday, April 27, 2012

1ª IGREJA PRESBITERIANA DE GARANHUNS



A Igreja(foto) foi criada no dia 22 de janeiro de 1900, através de uma Comissão nomeada pelo Presbitério de Pernambuco a qual foi composta pelo Reverendo Juventino Marinho Presidente; Rev. W. C. Porter e do Presbítero Regente Miguel dos Anjos Pereira, da Igreja de Areias no Recife.
Ata da criação da 1ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns:
"Ata da Organização da Igreja de Garanhuns. A Comissão nomeada pelo Presbitério de Pernambuco para organizar a Igreja de Garanhuns, composta do Rev. Juventino Marinho da Silva, Presidente, do Rev. W. C. Porter e do Presbítero Regente Miguel dos Anjos Pereira, da Igreja de Areias, reuniu-se na cidade de Garanhuns, na respectiva Igreja no dia 22 de janeiro de 1900, às sete horas da noite.
Serviu de Secretário ad hoc o Rev. W. C. Porter. Leu-se parte das Escrituras e cantou-se um hino. Depois o Presidente anunciou que a Comissão verificou que havia no rol dos membros, em plena comunhão, 68 adultos e 27 menores batizados. Sendo os adultos os seguintes: Joaquim Arcelino de Mello, Francisca Farias de Mello, Josefa de Mello, Leopoldina de Melo, Emília Farias, Adelaide Farias, Jacinta de Mello, Lúcia Cardeal, Francisco Gueiros, Jerônimo da Silva Gueiros, Antônio da Silva Gueiros, Amélia da Silva Gueiros, Francisco Gueiros Júnior, Maria Gueiros, Amélia Gueiros, Leonília Gueiros, Manoel de Carvalho, Clarindo Gueiros, Tereza Gueiros, João Fragoso, Maria Fragoso, João Cândido Mota, Laudelina Mota, Joana de Godoy, Juvêncio de Godoy, Manoel Ramiro, Francisco C. Furtado, Soriano Furtado, Crescêncio Furtado, Maria Furtado, Maria C. Furtado, Fausta Furtado, Quitéria Furtado, Ernestina Gueiros, Emília Gueiros, Maria Oliveira, Ernesto Gueiros, Bernardino Epifânio, José Cardoso, Maria Cardoso, Izidoro de Melo, Maria de Melo, Thedora da Silva, João da Silva Gueiros, Rita de Resende, Águida Benevides, Benjamin de Oliveira, Josefa Maria da Conceição, Macário Rodrigues de Lima, Maria Pinto Gueiros, Pedro Paes Cavalcante, Rosa Cândido da Motta, Margarida Guilhermina de Azevedo Mello, Miguel Correia Vilela, Marcelina Maria dos Santos, Maria Rosa de Barros, Manoel Francisco da Silva Vicente Alves de Barros, Tereza Maria de Jesus, Rita Francisca da Silva Gueiros, Maria Conceição da Silva, Luíza de Mello e Silva, Lourenço de melo Cavalcante, Luiz Paes de Lyra, José de Mello Cavalcante, João José dos Santos, Joaquim de Barros e Silva; em seguida procedeu-se a organização da Igreja, tendo os membros pactoado solenemente em constituir-se em Igreja, tudo conforme estatue a nossa constituição.
Logo após foram eleitos os presbíteros regentes os Senhores Antônio de Carvalho Silva Gueiros e Jerônimo da Silva Gueiros. Também foram eleitos diáconos os Senhores, João Fragozo e Soriano de Carvalho Furtado.
Estando a hora já adiantada o Presidente depois de exercícios religiosos declarou suspensos os trabalhos para o dia seguinte as sete horas da noite. A comissão reuniu-se no dia seguinte, 23, às 7 horas da noite depois do culto, foram solenemente ordenados e instalados os supraditos oficiais. Em seguida foi encerrada a Sessão com a bênção apostólica.
Garanhuns, 23 de Janeiro de 1990.
W. C. Portes - Secretário".
A comunidade foi organizada em Igreja à 22 de janeiro e o Colégio Presbiteriano 15 de Novembro foi inaugurado no mesmo ano. Ensino e Religião de mãos dadas para servir a Deus e o país.

No comments:

Post a Comment