Monday, March 26, 2012

FREI DAMIÃO DE BOZZANO


Entrevista concedida por Frei Damião ao repórter Apolinário Pimental do Jornal Gazeta do Sertão em junho de 1988.

GAZETA DO SERTÃO - Como o Sr. ver a religiosidade hoje em dia? O povo está mais afastado de Deus?
FREI DAMIÃO - Em parte. O povo do interior do sertão, é mais religioso e gosta muito de ouvir a Palavra de Deus.
GAZETA DO SERTÃO - E o povo da cidade?
FREI DAMIÃO - Há um certo afastamento, mas no geral, principalmente no interior, são todos iguais.
GAZETA DO SERTÃO - O que o Sr. Acha da juventude de hoje?
FREI DAMIÃO - Eu prefiro não falar neste assunto.
GAZETA DO SERTÃO - O Sr. Peregrina somente pelo Brasil ou em outros países também?
FREI DAMIÃO - Não. Só pelo Brasil.
GAZETA DO SERTÃO - O Sr. se acha um santo?
FREI DAMIÃO - Quem vive da graça de Deus pode ser chamado de santo. São Paulo era santo. São Pedro era santo. Eu não. Apenas sigo o que determina a Leia Sagrada. Não sou santo.
GAZETA DO SERTÃO - Mas o povo lhe chama de santo. O que o Sr. acha disso?
FREI DAMIÃO - É bondade do povo... é bondade do povo.
GAZETA DO SERTÃO - O diabo existe Frei Damião? E, se existe, como combatê-lo?
FREI DAMIÃO - Sim, o diabo existe. Para combatê-lo é preciso muita oração.
GAZETA DO SERTÃO - O Sr. já pensou na morte? O que o Sr. pensa da morte?
FREI DAMIÃO - Eu penso muito na morte... Eu sempre penso. A morte é o fim da vida presente e o começo de outra existência.
GAZETA DO SERTÃO - O que o Sr. pensa da política?
FREI DAMIÃO - Disso eu não entendo nada...
GAZETA DO SERTÃO - Todo mundo fala que a igreja tem muita terra e que por isso, poderia dar início a reforma agrária, dividindo o que tem com os pobres. O que o Sr. diz a respeito?
FREI DAMIÃO - Eu não sei. Não entendo dessas coisas. Não sei se a igreja tem terra ou não. Nada sei sobre isso...
GAZETA DO SERTÃO - Como foi que o Sr. ingressou na vida religiosa?
FREI DAMIÃO - Fui para o Seminário Mariano aos 15 anos, na Itália, e daí pra frente nunca mais me afastei de Deus.
GAZETA DO SERTÃO - Dizem que o Sr. é um fugitivo de guerra. Isso é verdade?
FREI DAMIÃO - É... eu era muito jovem e naquele tempo os religiosos também estavam sendo convocados para a guerra na Áustria, ao lado dos aliados... por isso eu fugi...
GAZETA DO SERTÃO - O mundo vai acabar um dia?
FREI DAMIÃO - O mundo não acaba. Acaba sim, a ordem natural das coisas, segundo consta nas Escrituras.
GAZETA DO SERTÃO - Então a salvação para tudo e todos é a oração?
FREI DAMIÃO - Sim. Somente ela nada mais. O homem procura sempre a sua ruína. Ele não se contenta com o que tem e sempre quer mais... Devemos sempre dar a mão a uma criança, do mesmo modo que damos ao chefe de uma nação.
GAZETA DO SERTÃO - O que acha do abuso sexual de hoje em dia?
FREI DAMIÃO - Nosso Senhor criou diferentes sexos para que houvesse a reprodução da humanidade. Mas esta tarefa é reservada ao matrimônio...
GAZETA DO SERTÃO - Então usar o sexo antes do casamento é pecado?
FREI DAMIÃO - Se o homem desejar juntar-se com todas as mulheres que encontrar pelo caminho, assim como os cachorros, passar uma temporada com uma e outra temporada com outra. Este homem é um imbecil. Esta tarefa é reservada somente ao matrimônio. Fugir desta realidade é um pecado mortal.
GAZETA DO SERTÃO - Hoje, o Brasil sofre com seca em alguns lugares e enchentes em outros. Isso pode ser castigo divino pelo comportamento atual do homem fugindo sempre de Deus?
FREI DAMIÃO - Nosso Senhor pode mandar castigo para a humanidade... Estão se esquecendo de Deus, só pensam nas coisas deste mundo...
Segundo a Bíblia, o dia do Senhor era o sábado, mas o povo mudou para o domingo, provocando assim uma mudança religiosa. A Sagrada Escritura diz a respeito do dia do Senhor, o seguinte: "Se guardares o sábado, eu vos enviarei a chuva a seu tempo, a terra produzirá frutos abundantes e eu os darei a vós e a vossos filhos.
Mas se profanares este dia, eu lhes enviarei a miséria e a fome. Semeareis e nada colhereis. A terra nada produzirá. A seca atingirá vossos campos. A doença, a peste e a fome cairão sobre os seus rebanhos. O fogo destruirá vossas casas e tudo que nelas houver...".
Isso é o que diz a Sagrada Escritura, mas o povo não está cumprindo tal determinação divina...
GAZETA DO SERTÃO - E o domingo?
FREI DAMIÃO - O domingo tornou-se o dia do Satanás. É neste dia que mais se peca...
GAZETA DO SERTÃO - Por isso o homem de hoje merece ser castigado?
FREI DAMIÃO - Deus castiga também neste mundo... Mas ninguém está livre do castigo divino no outro mundo. Devemos procurar seguir as Escrituras, pois quando tudo vai bem, Deus fica satisfeito.

2 comments:

  1. Você tem o link da Matéria original para certificarmos se o que está acima foi realmente matéria da Gazeta do Sertão?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Além da correção do nome do autor, que não é Apolinário PimentAl, mas PimentEl, deve-se fazer outra correção. Está faltando uma frase no meio da resposta que deu Frei Damião. Uma frase que explica tudo, mas que foi “esquecida”.

      Escreve-se aqui no Blog:

      Segundo a Bíblia, o dia do Senhor era o sábado, mas o povo mudou para o domingo, provocando assim uma mudança religiosa. A Sagrada Escritura diz a respeito do dia do Senhor, o seguinte….

      No entanto, o correto é:

      Segundo a Bíblia, o dia do Senhor era o sábado, mas o povo mudou para o domingo, provocando assim uma mudança religiosa, INCLUSIVE INICIADA PELOS PRÓPRIOS APÓSTOLOS. A Sagrada Escritura diz a respeito do dia do Senhor, o seguinte…. [coloquei o texto faltante em maiúsculas apenas para destacá-lo].

      Na verdade, Frei Damião não está defendendo o sábado. Ele está defendendo o domingo. Por incrível que pareça a alguns. Para ele, qualquer passagem bíblica que se refira ao sábado é para ser entendida com o domingo, pois os APÓSTOLOS mudaram o dia de culto.

      Quando Frei Damião fala que o povo transformou o domingo no dia de Satanás, ele está dizendo o que qualquer católico da época podia entender, ou seja, que eles não estavam guardando o domingo como Deus queria, mas procurando dinheiro e lazer no domingo em vez de dedicá-lo a Deus. Quem conhece um pouco da história de Frei Damião entende o que falo, pois algumas vezes ele pregou para que as pessoas fechassem os comércios aos domingos, como aconteceu na cidade de Altinho, cuja feira livre era realizada nos domingos.

      Ganhei o livro no qual o repórter que fez a matéria a disponibilizou. Ganhei o livro do próprio repórter Apolinário Pimentel. O livro é este: https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1002307_198682696958115_251880968_n.jpg

      A página do livro na qual se encontra a frase que foi esquecida é esta: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/969562_198682473624804_2015234485_n.jpg

      Delete