The 3 Week Diet

Friday, March 23, 2012

DR. ANTÔNIO SOUTO FILHO (SOUTINHO)





Gerusa Souto Malheiros

O Dr. Antônio Souto Filho, nascido neste município, em 29 de agosto de 1885, era filho do Coronel Antônio da Silva Souto, o primeiro prefeito deste município no regime republicano, membro da mais antiga família local, denominada muchileiro.

Quando ainda estudante da Faculdade de Direito do Recife, pela qual se bacharelou em 6 de dezembro de 1903, o Dr. Souto Filho foi um dos fundadores do "Garanhuns", primeiro jornal que circulou no ano de 1905, assim como depois o foi do "Sertão", em 1909, e "O Jornal", em 1911.

Iniciou a carreira política em 1911, como oficial de gabinete do então Governador do Estado, General Emílio Dantas Barreto, tornando-se, daí por diante, prestigiadíssimo chefe político do Município. Eleito em 1916, deputado estadual, exerceu o mandato até o fim, em 1920, quando foi nomeado Curador Geral dos Órfãos.

1927, foi eleito senador estadual. Mesmo depois da vitória da revolução de 1930, sendo adversário dos que governavam o Estado, foi eleito deputado à Constituinte Federal, e, em seguida, em 1933, deputado federal, no Congresso dissolvido pelo golpe de estado de 1937.
O Dr. Antonio Souto Filho faleceu em 19 de julho de 1937, no Recife onde residia, sendo sepultado no cemitério de Santo Amaro.

Como homenagem à sua memória, o governo Municipal deu o nome a uma das suas praças. Posteriormente, muitos correligionários e amigos aventaram a idéia da colocação do seu busto no referido logradouro, o que mereceu completo apoio dos familiares, principalmente do genro, o deputado Federal Adelmar da Costa Carvalho que o mandou esculpir em bronze, pelo escultor brasileiro Edson Paiva e solenemente o fez colocar na referida praça no ano de 1949.

No comments:

Post a Comment